Fonte: Jornal JOCA - edição 90, 6/3/2017 e https://ead.portaltrilhas.org.br
Podemos abordar o
gênero discussão de várias
maneiras, conforme a faixa etária dos alunos e o domínio que possuem das
habilidades relativas a ele, dentre elas, a argumentação.
Um ótimo recurso
para apresentar o gênero às crianças das séries iniciais é levantar a conversa
sobre um assunto de interesse delas depois de assistir a um vídeo, ouvir uma
reportagem ou um debate gravado em áudio (podcast), ou mesmo provocar uma
discussão fazendo uso de textos jornalísticos.
Situações de
discussão nas quais os alunos aprofundem conhecimentos, conheçam opiniões
controversas, aprendam a argumentar e a respeitar e integrar opiniões, devem
ser propostas a partir de um determinado tema que comporte diferentes pontos de
vista.
A discussão não
deve centrar-se em dois polos – o certo e o errado ou o bem e o mal. Um bom
disparador do debate é colocar o aluno em uma posição que não é confortável
para ele e propor também que se coloque no lugar do outro. Um debate ou
discussão formal só tem sentido se mobiliza os participantes. Por isso, a
escolha do tema deve atender a três pré-requisitos básicos:
- Ser do interesse dos alunos.
- Ser polêmico.
- Permitir respostas variadas.
1. Leia a
notícia abaixo.
Três anos de guerra na Síria: Assad
quer continuar combate contra rebeldes
Desde o início do conflito, em 15 de
março de 2011, por uma contestação pacífica que, diante da repressão, se
transformou em rebelião armada, o regime de Assad chama de
"terroristas" os insurgentes que procuram derrubá-lo.
O presidente sírio
Bashar al-Assad declarou nesta quarta-feira sua determinação em continuar a
guerra contra os rebeldes durante uma rara visita a pessoas deslocadas pelos
combates perto de Damasco, segundo a imprensa estatal.
"O Estado vai
continuar a combater o terrorismo e os terroristas que fizeram cidadãos se
deslocarem de suas casas e que cometeram crimes hediondos", disse Assad,
enquanto que o conflito que devasta a Síria e fez mais de 140.000 mortos entra
no sábado em seu quarto ano.
Desde o início do
conflito, desencadeado em 15 de março de 2011 por uma contestação pacífica que,
diante da repressão, se transformou em rebelião armada, o regime de Assad chama
de "terroristas" os insurgentes que procuram derrubá-lo.
Assad visitou o
centro de deslocados de al-Dueir, na cidade de Adra, na província de Damasco,
segundo a televisão e a agência SANA. Ele "inspecionou a situação dos
deslocados internos", "ouviu as suas queixas" e está "consciente
das condições de sua estadia" no centro.
"O Estado
continuará a fornecer as necessidades básicas das pessoas deslocadas até que
possam regressar às suas casas", garantiu Assad.
Fonte: Correio Braziliense,
12/03/2014. Disponível em goo.gl/1Sc1r9
2. Agora, assista
ao vídeo Seis anos da guerra na Síria,
da TV JOCA.
fonte: https://www.youtube.com/watch?v=TwyKFTgM1JU&feature=youtu.be
3. Por fim,
compare a primeira notícia e o vídeo com a reportagem sobre a Síria e com
a entrevista com o garoto Khaled Sharif da atividade anterior, publicada
novamente a seguir. Faça anotações em seu bloco de notas ou caderno.
Fonte: Jornal JOCA - edição 90,
6/3/2017
Ao propor uma
discussão sobre o tema “Você sairia do seu país se houvesse uma guerra?”, qual
deveria ser, em sua opinião, o papel do professor na
atividade?
Assinale a
alternativa que melhor representa o papel do professor em uma atividade de
discussão de textos jornalísticos.
O professor deve conduzir a discussão, iniciando as falas e controlando
as participações, para que apenas aqueles que se expressam bem possam se
colocar. Ao se encerrar o debate, o professor deverá apontar qual é a conclusão
mais correta sobre o tema. O professor deve se colocar em uma posição de mediador do diálogo,
analisando se a conversa está fluindo de forma democrática e se todos estão
conseguindo colocar a sua opinião. Um possível acordo final ou os diversos
pontos de vista defendidos podem ser registrados pelo professor. Assim, cada um
poderá refletir sobre suas conclusões. O professor pode servir como moderador, retomando as falas e informando
qual é a mais correta em sua opinião, como um fechamento de cada ponto da
discussão. No final, o seu posicionamento deverá ser revelado para que os
alunos decidam de que “lado” querem ficar.
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