Método Montessori de Maria Montessori
FONTE: https://www.soescola.com/2018/09/metodo-montessori-de-maria-montessori.html
Método
Montessori de Maria Montessori – Maria Montessori conseguiu revolucionar a
educação, por não estar satisfeita com a educação tradicional. Mas além
de Montessori existem outros métodos, outras pedagogias alternativas,
que talvez não sejam tão conhecidas. Porém são igualmente ou mais fascinantes e
inovadoras. Pode ser culpa da opinião pública ou dos pais que não nos informam
adequadamente, mas é claro que hoje quase tudo relacionado à educação
alternativa e moderna é rotulado como “Montessori”. Quando eles podem ser mais
coisas Waldorf , Reggio Emilia, Pikler ou Aucouturier.
Todos
eles são semelhantes em alguns aspectos, mas vale a pena saber como eles
diferem. Todas estas metodologias apostam, por exemplo, para que o aluno esteja
motivado para aprender, por não ter disciplinas (matemática, português, etc),
utilizam “projetos” pedagógicos trabalhando com materiais naturais (madeira,
folhas, ferro …), evitando o plástico.
No método
Montessori , a criança é o centro do universo (educacional). Os
professores não ensinam as aulas como tal, mas são guias que acompanham o
aluno em sua própria “carreira educacional”. Os guias preparam
propostas educacionais e as colocam em bandejas ou cestas , dentro da sala
de aula. Cada criança é livre para levar a bandeja que quiser, levá-la a
um canto que quiser e brincar / trabalhar com a proposta. Uma proposta
para crianças de 1-3 anos pode ser, por exemplo, colocar e tirar bolinhas de
uma garrafa (aprender a contar, habilidades motoras finas, etc). Em outra
bandeja, haverá cartões de identificação de transporte para se juntar às suas
respectivas figuras. As salas de aula Montessori são a típica imagem
minimalista, limpa e arrumada. Montessori é um método orientado para dar
respostas mais científicas ou matemáticas, já que todas as apresentações
que são feitas são baseadas em fatos da realidade e da natureza. Você
encontrará livros na sala de aula Montessori, mas eles não são histórias
fantásticas, mas livros sobre conhecimento (pássaros, florestas, animais, etc).
Os
cursos Montessori são divididos em etapas de três anos. Por exemplo,
crianças de 3 a 6 anos, de 6 a 9 anos e de 9 a 12 anos de idade andam
juntas. Os mais velhos geralmente ajudam os pequenos e os pequenos copiam
/ imitam os mais velhos. Cada aluno, escolhendo as propostas que mais o
motivam, desenvolve o currículo no seu próprio ritmo. É uma pedagogia que
busca que o aluno seja motivado a desenvolver conhecimentos nos quais ele tenha
interesse e que desenvolva juntamente com este um espírito crítico para fazer
perguntas e buscar soluções, respostas tangíveis e
comprovadas. O Mediador (Guia) é responsável por ajudar, mas
nunca julga ou toma nota do que o aluno faz. Aparentemente, os alunos da
metodologia Montessori costumam trabalhar bem como líderes, uma vez
que desenvolveram muita autonomia e capacidade crítica. Desde muito jovens
(estágio pré-escolar) aprendem a ser autônomos: aprendem a descascar as
frutas, a lavarem suas roupas se ficarem sujas, a apertar, desabotoar botões e
zíperes …
Você
não verá alunos correndo nas salas de aula, mas sim eles estarão sentados
confortavelmente no chão com uma almofada, concentrando-se em uma das
atividades educacionais propostas. Alguns dizem que Montessori é um
método muito individualista e não muito colaborativo.
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