Você vai assistir a seguir a um vídeo no qual algumas crianças do Espírito Santo
brincam de faz de conta, reproduzindo um tradicional casamento Pomerano.
Assista ao vídeo, prestando atenção principalmente nos seguintes aspectos,
e registre suas reflexões:
Como as crianças buscam outros objetos para organizar a venda de
Como as crianças buscam outros objetos para organizar a venda de
alimentos e o casamento, dando-lhes um novo nome e atribuindo-lhe
novos significados?
De que maneira as crianças revelam seus conhecimentos sobre como
De que maneira as crianças revelam seus conhecimentos sobre como
a organização de um casamento, segundo a cultura da qual fazem parte.
A brincadeira de faz de conta: aprendizados envolvidos
A brincadeira de faz de conta: aprendizados envolvidos
As crianças buscam outros objetos para organizar a venda de
alimentos e o casamento através de um carrinho de madeira para transportar os
legumes e frutas para organizar uma feira ,constroem barracas com
lonas e depois as transformam em altar e enfeitam uma menina como noiva com
flores no cabelo,tudo com muita animação, motivação e interação ,inclusive
utilizaram folhas de laranjeiras como dinheiro para as negociações da
feira,pratos descartáveis para o tradicional quebra pratos,revelando assim,
seus conhecimentos sobre os seus preceitos acerca de um evento de casamento,
com muito humor , respeito mútuo e tiveram o apoio de adultos.Encontram um
ambiente propício ao usa da imaginação e a liberdade de deixar fluir pelo
brincar tal brincadeira.
alimentos e o casamento através de um carrinho de madeira para transportar os
legumes e frutas para organizar uma feira ,constroem barracas com
lonas e depois as transformam em altar e enfeitam uma menina como noiva com
flores no cabelo,tudo com muita animação, motivação e interação ,inclusive
utilizaram folhas de laranjeiras como dinheiro para as negociações da
feira,pratos descartáveis para o tradicional quebra pratos,revelando assim,
seus conhecimentos sobre os seus preceitos acerca de um evento de casamento,
com muito humor , respeito mútuo e tiveram o apoio de adultos.Encontram um
ambiente propício ao usa da imaginação e a liberdade de deixar fluir pelo
brincar tal brincadeira.
Comentários:
Durante a venda de alimentos, as crianças montaram barracas com pedaços de
madeira, tecidos e caixotes e utilizaram folha de bananeira como dinheiro.
Legumes, pedras e terra se transformaram em “saborosos" pratos que seriam
degustados na festa. Ao organizar o casamento, as crianças montaram o altar,
arrumaram a noiva, dançaram, jogaram o buquê e quebraram as louças,
demonstrando assim o conhecimento que possuem sobre o modo como
esse ritual acontece segundo a tradição pomerana.
Durante a brincadeira retratada no vídeo, as crianças revelam uma série
de aprendizagens relacionadas ao faz de conta. Por exemplo: ao transformarem
as folhas em dinheiro para o pagamento dos alimentos na feira, demonstram
que estão atuando sobre o mundo das ideias e representações, pensando
sobre os objetos e seus usos; ao organizarem o casamento, segundo a
tradição pomerana, repetem - através da imitação, comportamentos
conhecidos e vivenciados em seu cotidiano, atualizando e incorporando
conhecimentos prévios sobre sua cultura; ao decidirem o cardápio da festa,
quem serão os noivos e convidados, amadurecem competências necessárias
à vida coletiva e experimentam novas regras e papéis sociais.
A brincadeira introduz a criança no mundo das ideias e das representações.
madeira, tecidos e caixotes e utilizaram folha de bananeira como dinheiro.
Legumes, pedras e terra se transformaram em “saborosos" pratos que seriam
degustados na festa. Ao organizar o casamento, as crianças montaram o altar,
arrumaram a noiva, dançaram, jogaram o buquê e quebraram as louças,
demonstrando assim o conhecimento que possuem sobre o modo como
esse ritual acontece segundo a tradição pomerana.
Durante a brincadeira retratada no vídeo, as crianças revelam uma série
de aprendizagens relacionadas ao faz de conta. Por exemplo: ao transformarem
as folhas em dinheiro para o pagamento dos alimentos na feira, demonstram
que estão atuando sobre o mundo das ideias e representações, pensando
sobre os objetos e seus usos; ao organizarem o casamento, segundo a
tradição pomerana, repetem - através da imitação, comportamentos
conhecidos e vivenciados em seu cotidiano, atualizando e incorporando
conhecimentos prévios sobre sua cultura; ao decidirem o cardápio da festa,
quem serão os noivos e convidados, amadurecem competências necessárias
à vida coletiva e experimentam novas regras e papéis sociais.
A brincadeira introduz a criança no mundo das ideias e das representações.
A brincadeira atualiza e incorpora os conhecimentos prévios infantis, além de
permitir a sua generalização e conscientização.
Na brincadeira, a criança amadurece algumas competências para a vida coletiva,
Na brincadeira, a criança amadurece algumas competências para a vida coletiva,
através da interação e da utilização e experimento das regras e papéis sociais.
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