Neste trabalho é apresentada uma pesquisa in loco, onde as crianças
foram confrontadas com imagens e
supostas
combinações de símbolos gráficos, para que as
mesmas, ainda não alfabetizadas, identificassem
se aquilo seria ou não passível
de ser lido. A experiência comprovou que não dominar a
leitura não é obstáculo para caracterizar um texto que possa ser lido.
Os parâmetros adotados variaram
da quantidade de caracteres até a variedade dos mesmos, onde a grande
maioria das crianças revelou
que palavras que possuíam acima de três caracteres já era própria para
ser lida, levando em conta que a
variedade ou não das letras, bem como a
inserção de números, tornava uma palavra “apropriada ou não
para a leitura”. A visualização dos desenhos que acompanhavam, foi
classificada das mais diversas
formas, desde sua utilização na aprovação da palavra até sua própria
incorporação como elemento de
leitura.. A análise que sugere respeitar o prévio do aluno ultrapassa os
limites da sala de aula, pois
sabemos que são muitos os fatores, tanto sociais quanto políticos e
econômicos, que vislumbram explicar
as constantes derrotas obtidas pelos alunos no processo de “tentativa de
aquisição da leitura e escrita”,
ao menos essa escrita carregada de convenções propostas pelo social.
Pata tanto, as observações foram
feitas em uma escola de Educação Infantil de
Presidente Prudente E.M. Aparecida Alves .Essa são
avaliações utilizadas para diagnosticar os conhecimentos
prévios da criança, e após a identificação é
feito um plano de ação pedagógico.Como pode s e perceber essa
avaliação é do 1º bimestre , foi utilizado
desenhos de objetos indígenas para
fazer a avaliação diagnóstica através do projeto Índio.
PICTOGRAFICA:
Nessa fase a criança utiliza riscos, traços, bolinhas para tentar
grafar as imagens por ela vista. Ela sabe
que precisa usar o concreto
para dar significados, mas, ainda não consegue utilizar letras.A fase da
escrita é concebida como um desenho Le em gravuras, caracterizados
pelas garatujas.
FASE ESCRITA :GRÁFICA PRIMITIVA
A fase gráfica primitiva são registros símbolos ,
pseudoletras, onde números, objetos são misturados
com as coisas em que vê e
interage no mundo.
FASE PRÉSSILABICO
Nível Pré-silábico - Refere-se a toda escrita que não busca
correspondência sonora de forma sistemática.
Neste nível de escrita a criança
pode apresentar: Grafismos primitivos e escritas unificadas ou sem
controle
de qualidade; Escritas fixas; Escritas
diferenciadas (com o predomínio de grafia
convencional)
Escritas diferenciadas, com valor
sonoro inicial. Nessa fase propriamente dita a criança já difere
números, letras e faz o
desenho da escrita.
SILÁBICO ALFABÉTICO
Nível Silábico-alfabético - Neste nível coexistem duas formas de fazer a
correspondência de sons e
grafias: a silábica e a alfabética. Há uma sistematização da
correspondência sonora e o critério de
quantidade mínima, que afetam
marcadamente as produções do nível anterior, aqui compensados pela
análise fonética, onde se permite agregar letras sem
prejudicar a correspondência sonora, sendo que
algumas grafias representam sílabas e outros fonemas. A criança
apresenta escritas silábico-alfabéticas.
correspondência entre fonemas e grafemas, o que não exclui falhas
ocasionais no uso do sistema e nem
falhas ortográficas.
A criança quando chega à escola ela não chega como um papel em branco, ela trás pré-requisitos,
conhecimentos intrisícos . Sendo esse um fato é importante que os
professores antes de qualquer
introdução pedagógica tenha
conhecimento sobre seu aluno, sua cultura e sociedade que com
intervenção pedagógica a criança começa a dar
valores símbolos e sonoros desenvolvendo o seu
léxico sendo capaz de simular, organizar e refletir sobre o seu meio.
Essas observações diagnósticas
mostram claramente os passos que uma criança dá no processo de
aprendizagem e como é relevante
a intervenção pedagógica para que a
criança possa explorar e fazer descobertas que torne
uma
pessoa consciente e que possa exercer sua cidadania.
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