Hipótese alfabética: Os
alunos na hipótese alfabética compreendem o sistema de escrita alfabético,
entendendo que cada um dos caracteres da palavra corresponde a um valor sonoro
menor do que a sílaba. Suas preocupações e questionamentos são agora de ordem
ortográfica e textuais.
Escrita de lista de roupas:
Organize os alunos em duplas:
um silábico-alfabético e um alfabético por dupla. Peça que eles escrevam,
usando as letras móveis, uma lista com nomes de roupas que usamos. Cada um
escreve a sua palavra, mas eles podem trocar ideias e pensamentos sobre a sua
forma de escrever.
Faça boas perguntas aos alunos
em relação às suas escritas. Por exemplo, para os silábicos, não adianta falar
para que prestem mais atenção ou que falta letra na palavra. Para eles, isso
não faz muito sentido. O melhor é pedir que a criança leia mostrando o que
escreveu, perguntar se há outra maneira de escrever a palavra, que outras
letras podemos usar para escrever determinada sílaba na palavra, entre outros
questionamentos.
Para os alfabéticos, os
questionamentos devem ser em relação às convenções ortográficas. Por exemplo,
“que outras palavras você conhece que são parecidas com essa?” (têm som
parecido, usam as mesmas sílabas), que outras palavras se iniciam como a
palavra escrita, etc. Para dúvidas em relação à ortografia, esses alunos podem
consultar, no pós escrita, o dicionário ou uma lista de palavras de referência
anteriormente escritas pelo professor.
Uma variação dessa
atividade é oferecer as letras móveis exatas que compõem a palavra para que a
criança escreva cada item da lista. Pode parecer simplificar o trabalho, mas
esse é um fator de complexidade, para ambas as hipóteses, porque o aluno
precisa adequar o que pensa sobre a escrita e a escrita alfabética.
Os silábicos-alfabéticos
possivelmente tirarão ou acrescentarão letras, e os alfabéticos talvez peçam
para trocar alguma letra “errada”. Ao saberem que é preciso usar todas as
letras para a escrita da palavra, tentarão encontrar formas de adequar sua
escrita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.