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Exemplo de história com acumulação.Por meio de textos como esses, é possível estruturar atividades que permitam a construção de diferentes
conhecimentos. As situações de leitura participativa, por exemplo, convidam a criança a assumir o papel de
leitora, desafiando-a para novos aprendizados. Elas experimentam as diferentes maneiras de ler um texto, com
apoio da memorização, antes mesmo de dominar a leitura. Ao convidar as crianças a entrar no texto – para
desvendá-lo aos poucos (ajudando-as a observar a maneira como o texto foi escrito) –, oferecemos uma variedade
significativa de conhecimentos que, a médio prazo, ajudarão a formar leitores autônomos.
Este espaço está destinado a todo aquele que admira Arte, Literatura, em especial um cantinho reservado às Letras.. Sugestões,atividades, vídeos,curiosidades,cursos,opiniões, informações,mensagens,assuntos pedagógicos,psicopedagógicos, e muito mais nesse universo chamado LETRAS e também para iniciar uma metanoia...E ter o privilégio de conhecer nossos infoprodutos: e-book,cursos e mentorias.
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Ler e escrever textos.Começar a ensinar e aprender com textos faz toda a diferença. Ingressar no mundo da leitura e escrita a partir de discursos significativos, como são os textos, contribui para que, ao mesmo tempo que está aprendendo, a criança vivencie situações sociais reais, em que compartilha com um grupo, por exemplo, o gosto por ouvir histórias. Aprender com textos é muito diferente de aprender com palavras soltas. Um texto caracteriza-se por um conjunto de palavras ou frases que tratam do mesmo assunto, portanto, pode-se dizer que ele possui coerência. Além disso, um texto apresenta continuidade, organização e progressão nas informações que contém. Em um texto, as expressões não são postas ali de forma aleatória, mas, pelo contrário, todos os elementos presentes estão a serviço da coesão. Ou seja, deve haver integração tanto no conteúdo abordado quanto na forma como é escrito. O texto se faz com linguagem, mas ela, por si só, não garante uma definição. Isso porque a linguagem que se utiliza para contar uma história é diferente da que usamos nas conversas do dia a dia, ou daquela empregada em um discurso político, por exemplo. Na escrita também há variações que dependem do uso que se faz da linguagem: será diferente ao escrever uma carta, um conto ou uma receita culinária. Portanto, na escola, é importante trabalhar com os textos de forma a garantir situações em que apareçam as diferentes linguagens e seus usos. Assim, o professor deve procurar ler diariamente para as crianças os mais diversos tipos de textos. Um dos mais frequentes, com o qual se trabalha na faixa etária dos 4 aos 6 anos, é tipo narrativo.
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