Todos os dias os Professores estão às
voltas em preparar o Plano de Aula ou o Semanário com as aulas a serem dadas
naquela semana. As tarefas são planejadas, os materiais são separados. Ele crê
que ao fazer desse modo os alunos aprenderão, e se algo der errado simplesmente
aplica a disciplina.
Então…algo dá errado e os problemas aparecem, o Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.
Mas, no dia seguinte, o ciclo repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos.
O problema é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerenciamento de sala de aula fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceriam e mais tempo sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente.
Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entrega de trabalhos e tarefas, seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos , e um sem número de outros procedimentos que ocorrem no dia a dia de uma sala de aula, você estará à mercê dos alunos. Eles é que, de fato, estarão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles quiserem.
Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.
DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
PROCEDIMENTOS: NÃO existe punição e nem recompensas
A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de comportamento` nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é falta de disciplina. É a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário que o Professor se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.
PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES:
Os alunos aceitam prontamente a ideia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo. Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem no ambiente.
Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.
Então…algo dá errado e os problemas aparecem, o Professor procura preparar a aula seguinte perguntando-se o que ele pode fazer para conseguir a atenção dos alunos, ou motivá-los a empenharem-se nas aulas. Acreditando que alunos mais atentos e motivados oferecerão menos problemas de disciplina.
Mas, no dia seguinte, o ciclo repete-se e o Professor continua tentando lidar com a falta de disciplina dos alunos.
O problema é que a maioria dos Professores não gastam nenhum tempo gerenciando as suas salas de aula. Se os procedimentos de gerenciamento de sala de aula fossem ensinados, a maioria dos problemas de disciplina na sala desapareceriam e mais tempo sobraria para ensinar.
Você entra na sala de aula munida com os materiais e o Plano de Aula, naquele dia você até criou uma aula mais divertida para prender atenção dos alunos, porém isso não é o suficiente.
Se você ainda não criou procedimentos para: prender a atenção dos alunos, distribuir as tarefas, entrar na sala de aula, registro da aula no caderno, trabalho em grupo, procedimentos para faltas e atrasos, entrega de trabalhos e tarefas, seminários, procedimentos para quando um aluno finaliza as tarefas antes de todos , e um sem número de outros procedimentos que ocorrem no dia a dia de uma sala de aula, você estará à mercê dos alunos. Eles é que, de fato, estarão gerenciando a sua sala de aula do jeito que eles quiserem.
Um Professor eficiente é um mestre no gerenciamento da sala de aula, pois ele sabe que o sucesso do aluno apenas ocorrerá quando o ambiente da sala de aula estiver organizado e estruturado para que o aprendizado possa ocorrer. E isso só acontece quando o aluno está realmente engajado na execução das tarefas.
Gerenciamento da Sala de Aula e Disciplina não são a mesma coisa. O Professor não disciplina a sala de aula, ele gerencia a sala de aula. Nenhum aprendizado ocorre quando você fica o tempo todo disciplinando. Tudo que a disciplina faz é minimizar um comportamento incorreto, porém não garante aprendizado. O aprendizado só ocorre quando os alunos estão concentrados na realização das tarefas.
DISCIPLINA: tem a ver em como os alunos se COMPORTAM
PROCEDIMENTOS: tem a ver em COMO as coisas devem ser FEITAS
DISCIPLINA: tem a ver com punição e recompensas
PROCEDIMENTOS: NÃO existe punição e nem recompensas
A grande maioria dos problemas que os Professores chamam de `problemas de comportamento` nada tem a ver com indisciplina. O problema número um na educação não é falta de disciplina. É a falta de procedimentos e rotinas que acabam deixando os alunos `no escuro`sem saber como proceder na sala de aula.
Para que os alunos saibam o que se passa na cabeça do Professor é necessário que o Professor se manifeste criando os procedimentos e rotinas para o bom funcionamento da aula.
PORQUE OS PROCEDIMENTOS SÃO IMPORTANTES:
Os alunos aceitam prontamente a ideia de ter um conjunto bem definido de procedimentos, porque isso simplifica o seu dia a dia. Procedimentos eficientes possibilitam que várias tarefas sejam realizadas dentro do tempo previsto, com o mínimo de confusão e perda de tempo. Quando os procedimentos não são estabelecidos, muito tempo da aula é gasto na organização e realização das atividades. Como resultado surgem os comportamentos indesejáveis e então gasta-se mais tempo tentando colocar ordem no ambiente.
Os procedimentos são o alicerce que dão sustentação ao aprendizado dos alunos. O rendimento final dos alunos está intrinsecamente ligado a como o Professor estabelece o controle da sala de aula por meio dos procedimentos criados logo na primeira semana de aula.
Uma atividade:
Tempo de
aplicação: 15 minutos
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4
O objetivo dessa dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração
entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento
interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais
uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu
nome e revelar algo diferente sobre si (uso Para que os primeiros dias de aula não deixe você estressada, selecionei
algumas Dinâmicas de Grupo para você receber toda a Turma de forma
mais amigável e divertida, tanto para você, quanto para eles!
Diz o ditado popular que a " primeira impressão é a que fica" então já
imaginou a primeira impressão que você causará nos seus alunos ? Será
muito positiva e isso contribuirá para que o trabalho pedagógico, a ser
desenvolvido durante todo o ano letivo, seja mais produtivo, e você
consiga, é claro, a participação e empenho de todos os alunos.
Como selecionei várias Dinâmicas, não vai dar para enviar todas elas
em um único e-mail, então fique de olho nos próximos emails que eu
enviar. Aqui vai a primeira Dinâmica de Grupo:
DINÂMICA: CONHECENDO OS COLEGAS
lente de contato, por exemplo,
ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que
passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada
anterior.
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das
informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os
outros alunos o ajude.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito
preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no
que nos é dito.
Número máximo de pessoas: 20
Número mínimo de pessoas: 4
O objetivo dessa dinâmica de primeiro dia de aula é promover a integração
entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento
interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar um círculo.
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais
uns dos outros.
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu
nome e revelar algo diferente sobre si (uso Para que os primeiros dias de aula não deixe você estressada, selecionei
algumas Dinâmicas de Grupo para você receber toda a Turma de forma
mais amigável e divertida, tanto para você, quanto para eles!
Diz o ditado popular que a " primeira impressão é a que fica" então já
imaginou a primeira impressão que você causará nos seus alunos ? Será
muito positiva e isso contribuirá para que o trabalho pedagógico, a ser
desenvolvido durante todo o ano letivo, seja mais produtivo, e você
consiga, é claro, a participação e empenho de todos os alunos.
Como selecionei várias Dinâmicas, não vai dar para enviar todas elas
em um único e-mail, então fique de olho nos próximos emails que eu
enviar. Aqui vai a primeira Dinâmica de Grupo:
DINÂMICA: CONHECENDO OS COLEGAS
lente de contato, por exemplo,
ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que
passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada
anterior.
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das
informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os
outros alunos o ajude.
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito
preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no
que nos é dito.
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