Na sua sala de aula
você adota o trabalho em grupo ou o trabalho em equipe?
Trabalhar em uma sala
de aula numerosa, traz muito desgaste para o Professor, pois como
realizar o trabalho pedagógico de modo eficiente e ter de lidar com tantos
indivíduos diferentes uns dos outros?
Coloque em uma sala
fechada 35 a 40 indivíduos, dê uma única tarefa a todos, espere e veja o que
acontece ! Tumulto, gritaria, bagunça, confusão, indisciplina, é o que
ocorrerá, com certeza, pois esta é a receita ideal se você deseja perder o
juízo!
Crer que os alunos
por si só executarão tudo o que for solicitado é um grave engano que até mesmo
Professores veteranos ainda cometem, não importa se a aula ocorre na Educação
Infantil, Fundamental ou Ensino Médio.
A saída para este
impasse é ajudar os alunos a trabalharem em Equipe.
O que é trabalho em
equipe?
O trabalho em equipe
é definido no Novo Dicionário Webster como “uma ação conjunta de um grupo de
pessoas, em que cada pessoa subordina seus interesses e opiniões individuais para
a unidade e a eficiência do grupo.” Isto não significa que o
indivíduo é menos importante; e tampouco significa que o trabalho em
equipe eficaz e eficiente vai além de realizações individuais. O trabalho
em equipe mais eficaz é produzido quando todos os indivíduos envolvidos
harmonizam as suas contribuições e trabalham em prol de um objetivo comum.
Por que os
professores devem estar interessados no trabalho em
equipe?
Nas Escolas o
discurso que aparece lindamente na descrição do Projeto Político Pedagógico é “
promover o protagonismo juvenil, blá, blá, blá…”. Porém esse discurso só se
tornará uma realidade quando as crianças e jovens aprenderem a trabalhar em
equipe, e isso não ocorrerá se forem deixados ao acaso. Ninguém aprende a
trabalhar em equipe sendo deixado sozinho. É preciso que as crianças e jovens
sejam desafiados, guiados, cobrados, instigados a terem um objetivo em comum
que os motivem a caminharem até alcançarem o que é necessário.
Quando o Professor
entra em uma sala de aula não é para meramente “ passar informação” e sim para,
em primeiro lugar ajudar os alunos a construírem as ferramentas para serem
protagonistas da própria vida, ferramentas estas que oferecerão o empoderamento
necessário que ocasionarão e impulsionarão as mudanças na vida dos jovens
levando-os a transformarem a sociedade em que vivem.
O trabalho em equipe
também se tornou uma parte importante da cultura do trabalho, pois muitas
empresas agora olham para as habilidades de trabalho em equipe quando se avalia
uma pessoa para o emprego.
A maioria das
empresas percebe que o trabalho em equipe é importante porque quando um produto
é criado necessita que diversas habilidades sejam utilizadas e isso só é
possível com a sinergia de uma equipe.
Portanto, é
importante que os alunos aprendam a funcionar em um ambiente de equipe para que
eles possam descobrir as próprias habilidades, neste ambiente também terão a
oportunidade de nutrir, testar, reforçar e ampliar essas habilidades, não
apenas para o mercado de trabalho, mas principalmente para gerirem a própria
vida.
É por esta razão que
a aprendizagem colaborativa deve ser incluída em todas as salas de aula,
mas alguns professores ainda sofrem porque não conseguem fazer com que os
alunos trabalhem cooperativamente. Há uma série de razões para esse
sofrimento, uma delas é criar e desenvolver atividades e tarefas de
equipe e a outra é não conseguir avaliar o desempenho individual dos
membros da equipe. Ensinar a todos do grupo a trabalhar em Equipe torna-se
uma tarefa crucial para o professor desde a Educação Infantil até o Ensino
Superior.
Qual é a diferença
entre um exercício de grupo e um exercício de
equipe ?
Uma das primeiras
coisas que um professor deve reconhecer é a diferença entre um trabalho
individual como parte de um trabalho de grupo e um trabalho individual
como parte de um trabalho de equipe. Abaixo está uma lista das
diferenças que existem entre essas categorias. Depois de ler a lista, deve
ficar claro qual é a diferença e qual seria o ideal em uma sala de aula.
Grupos
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Equipes
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Como fazer os meus
alunos tornarem-se uma Equipe:
A seguir,
listamos oito características que transformarão os alunos de qualquer
turma em equipes eficazes :
1.
A equipe deve ter um objetivo claro. Evite, fornecer
instruções confusas ou longas Atenha-se ao básico e simples: defina um ÚNICO
objetivo a ser alcançado. Desta forma ficará mais fácil o grupo verificar
quando o mesmo for atingido.
2.
A equipe deve ter uma estrutura baseada em
resultados. O trabalho em Equipe requer que as tarefas solicitadas pelo
Professor sempre apresentem um produto final, ou seja, um resultado palpável
para todos da Equipe.
3.
A equipe deve ter membros competentes. Isso significa
que dentro da Equipe é preciso que os membros sejam o mais heterogêneo possível
para que ocorra a sinergia que potencializará a busca de soluções
inovadoras. Assim sendo, todos terão um nível de competência diferente que
contribuirá para toda a equipe.
4.
A equipe deve ter compromisso unificado. Isto não
significa que os membros da equipe devem concordar em tudo. Isso significa
que todos os indivíduos devem direcionar seus esforços para a
meta. Se os esforços de um indivíduo visam puramente objetivos
pessoais, então, a equipe vai enfrentar isso e resolver o problema.
5.
A equipe deve ter um clima de colaboração. Trata-se de um
clima de confiança produzido por um comportamento honesto, aberto, coerente e
respeitoso. Sem este clima as equipes não conseguem alcançar os
resultados esperados. Assim atitudes de “ estrelismos” dentro da equipe devem
ser repudiadas e combatidas prontamente.
6.
A equipe deve ter altos padrões que são
compreendidos por todos. Membros da equipe devem saber o que é
esperado deles individualmente e coletivamente. Declarações vagas como “vocês
devem ter atitude positiva” ou “você não estão demonstrando esforço” não
são bons o suficiente. O ideal é afirmações do tipo: “ fulano a sua atitude de
sempre reclamar quando uma tarefa é dada deixa os seus colegas muito chateados,
sente com os seus colegas e encontrem uma maneira de resolver isso”, ou ainda “
quando o grupo fica mais preocupado em encontrar o culpado por não ter
realizado uma tarefa, o tempo é perdido, então reunam-se e debatam como
recuperar esse tempo e levantem novas alternativas para a realização da
tarefa”.
7.
A equipe deve receber apoio externo e incentivo. Encorajamento e
elogios funcionam muito bem, tanto para motivar equipes como para
os indivíduos.
8.
A equipe deve ter uma liderança baseada em princípios. As equipes
normalmente precisam de alguém para liderar e guiar os esforços de
todos. Os membros da equipe devem saber que o líder da equipe tem a
posição, porque ele apresenta habilidades de liderança e está trabalhando para
o bem da equipe. Os membros da equipe serão menos favoráveis, se acharem
que o líder coloca-se acima da equipe para alcançar o
reconhecimento pessoal ou receber alguma vantagem.
O trabalho de equipe
pode melhorar a aprendizagem, pois torna os indivíduos melhores ao propiciar
que novas habilidades sejam descobertas, reforçadas e utilizadas. É no trabalho
de equipe que os indivíduos são forjados para trabalhar coletivamente.
Assim, mostra-se
crucial que os Professores tomem como meta utilizarem abordagens que favoreçam
o desenvolvimento do espírito de equipe entre seus alunos, pois estas
experiências que somente o trabalho em equipe propicia tornam as
experiências de aprendizagem extremamente valiosas.
E isso é um fato
tanto para a sala de aula quanto fora dela! É válido também para todos aqueles
que desejam fazer um grupo de pessoas tornarem-se uma Equipe.
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