Gerenciamento da Sala de Aula
Parte I- Como aumentar a motivação dos alunos
Vamos começar esclarecendo o que NÃO é gerenciamento da sala de aula.
O Gerenciamento de Sala NÃO se trata de criar nenhum sistema de punição e
recompensa. Ao invés disso, o efetivo gerenciamento da sala de aula é
resguardar que todos os alunos estejam ativamente envolvidos nas tarefas.
Deste modo o professor previne as questões que desestabilizam o gerenciamento
da sala antes que elas ocorram....o professor torna-se proativo e deixa de ser
reativo.
Entretanto, é difícil manter os alunos ativamente envolvidos se eles estão
entediados ou desinteressados na aula.
É por isso que o tédio dos alunos é um dos maiores fatores que contribuem para
que questões que desestabilizam a sala de aula apareçam com freqüência.
É tarefa do professoré acender o
interesse e aumentar a motivação para aprender. Como?
O melhor modo de fazer isso é criar uma conexão entre o que os alunos estão
aprendendo e o que está acontecendo na vida deles.... em outras palavras,
encontrar o ponto de convergência com o que é significativo para ELES.
Em História, Artes, Língua Portuguesa e Ciências é relativamente fácil fazer
isso.
Ao trabalhar, por exemplo, a mensagem dos `Hyppies” nos anos 70, sua roupas,
seu gosto musical, peça aos alunos que façam uma lista do que hoje é
considerado `rebelde`, após esta lista motive-os a compararem os modelos de
expressão dos jovens nos anos 70 com os modelos que a juventude de hoje se
utiliza.
A questão primordial é, se você conseguir que os alunos `queiram`aprender então
tudo o mais torna-se muito fácil. Afinal quem tem o poder de criar um ambiente
facilitador para o aprendizado é você.
Outro modo que os Professores podem aumentar a motivação para o aprendizado é
utilizar perguntas que instiguem a reflexão e a crítica. Em ciências, por
exemplo, ao levantar a questão da “ Gripe Suína “ que depois passou a ser
chamada de gripe H1N1, instigar os alunos a refletirem o que a economia, os
frigoríficos de carne suína tiveram a ver com isso.
Levantar dúvidas, instigar a reflexão, estimular o pensamento crítico acaba
elevando a temperatura da discussão e faz com que os alunos se envolvam e
queiram saber mais, e ao agir assim extrapolam o que está nos livros didáticos
e partem para a vida real, o mundo em que vivem e passam a se apropriarem de
conhecimentos que os afetam diretamente enquanto cidadãos.
Um terceiro modo de aumentar a motivação para aprender é a utilização de video.
Ok, talvez pareça óbvio demais, porém muitos professores mostram o video no
momento errado da lição….e sempre deixam o vídeo por ultimo.
O video não deve ser deixado para o final, ou para o fechamento daquela lição.
Ao invés de videos longos, utilize curtas, ou video clips no começo das lições
para provocar os alunos e atiçar a curiosidade.
Aqui vai uma dica: você sabia que existe um site www.curtanaescola.com.br que oferece uma infinidade de curtas que podem
ser assistidos no computador da escola, e podem ser usados em várias
disciplinas ?
Então, vamos recapitular. As questões de gerenciamento da sala de aula estão
diretamente ligadas ao tédio do aluno. Assim, o professor precisa aumentar a
motivação dos alunos para aprender. Os professores podem lançar mão de três
estratégias:
1. Criar conexões entre o conteúdo e os interesses dos alunos
2. Usar o pensamento crítico e a reflexão para gerar discussões
3. Usar o vídeo no início das lições para cativar o interesse e a
curiosidade
Este espaço está destinado a todo aquele que admira Arte, Literatura, em especial um cantinho reservado às Letras.. Sugestões,atividades, vídeos,curiosidades,cursos,opiniões, informações,mensagens,assuntos pedagógicos,psicopedagógicos, e muito mais nesse universo chamado LETRAS e também para iniciar uma metanoia...E ter o privilégio de conhecer nossos infoprodutos: e-book,cursos e mentorias.
e-book "Supere a si mesmo todos os dias"
https://pay.hotmart.com/I84444557Q
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.