Já parou para pensar
em todas as vezes que você preparou as aulas, preocupou-se em pesquisar
materiais, escolher um vídeo, um determinado mapa ou gráfico e quando esta aula
foi ministrada tudo deu errado ?
A idéia é que os
alunos estivessem ávidos por aprender, mostrassem interesse e participassem da
aula, mas nada disso aconteceu. Você encontrou alunos apáticos,
desinteressados, ou então a grande maioria estava ocupada em ligar o celular,
brincar com algum joguinho, ouvir uma música, trocar bilhetinhos, olhar pela
janela, prestar atenção ao colega. Na verdade eles estavam muito “ocupados”
para prestarem atenção na sua aula.
Mas, o que deu errado
? Bem, temos de analisar qual é a estrutura de uma aula fadada ao fracasso para
você conhecer o que precisa ser evitado na próxima vez que for prepará-la.
- Aula Nota 0: Elementos que fazem com que uma aula dê errado:
01.
jamais entre na sala de aula despreparado, ou com uma aula preparada no último
minuto, saiba que é o maior descaso com os alunos fazer isso,
02. a
aula não é para você, por isso jamais seja “verborrágico”, ou seja, não fique
falando todo o tempo e só com termos difíceis do aluno entender,
03. não
use o tom de voz monótono, sem vibração ou calor. Talvez essa seja a sua 10ª.
Turma, e você já está entediado em abordar o mesmo assunto, porém os alunos
captam essa vibração,
04.
jamais elabore aulas que não dêem espaço para os alunos interagirem, darem
opiniões ou fazerem perguntas,
05. não
faça do livro didático a sua muleta, você pode, e deve, saber andar sem ele.
06. nunca
faça perguntas fechadas do tipo “sim”, ou “não”
07.
jamais faça perguntas que dependam de voluntários para responder
08. evite
distribuir o tempo em: explicar, fazer exercícios e correção (esse é o modelo
clássico da “decoreba”.
- Aula Nota 10: Elementos que fazem com que uma aula dê certo,
é quando o professor:
01.
elabora a aula adequando-a ao linguajar e expectativas do aluno
02.
promove e estimula a interação dos alunos com perguntas abertas e
contextualizadas às vivências dos alunos
03.
mostra paixão e vibração em suas aulas
04.
diversifica as estratégias de ensino e sempre está testando novas práticas de
ensino
05. traz
o mundo para dentro da sala de aula por meio de jornais, debates, noticiários,
músicas, assuntos polêmicos, assuntos inovadores, etc.
06. faz
com que o conhecimento da sala de aula tem sentido no mundo fora dela, para que
os alunos possam assim, compreender o sentido de estarem aprendendo aquilo
07. tem
sempre um plano “B” para quando o vídeo, ou DVD não funcionar
08.
mostra-se sempre criativo e proativo em todas as situações
09. tem
senso de humor o bastante para rir de si mesmo e rir junto com os alunos
10. por
meio de todas as suas aulas, tem a convicção de que entregaram algo realmente
significativo e que vai tornar a vida daqueles jovens menos difícil.
Fonte: (sos professor)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.