Método sociolinguístico de
alfabetização
Inspirado em Paulo Freire, o método sociolinguístico de alfabetização
é dividido em quatro etapas:
1- (Codificação
e a descodificação (decifração de sinais gráficos): nesta etapa, o professor
questiona o aluno estimulando que ele reflita criticamente sobre o tema que
está sendo trabalhado). São usadas letras de música, poesia ou reportagem de
jornal ou televisão.
2- Tem
início o primeiro passo da alfabetização linguística. O professor explora a
leitura do alfabeto de diversas formas (na ordem, de trás pra frente, do meio
pro início, entre outras) e a criança passa a compreender e memorizar qual
letra representa determinado som.
3- Acontece
então a análise da palavra geradora,
aquela que, quando descodificada, gera novas palavras e significados. O aluno
será convidado a ir à lousa para formar palavras e significados. O aluno será
convidado a ir à lousa para formar novas palavras, circulando sílabas que
compões a palavra e mostrando a seus colegas.
4- O
último passo do processo é o da fixação da leitura e da escrita, quando são
propostas atividades como o ditado, a formação de frases, caça-palavras,
palavras cruzadas.
Alfabetização
reinventada: o método sociolinguístico - consciência social, silábica e
alfabética em Paulo Freire
Onaide Schwartz Mendonça, Olympiocorrea de Mendonça.
Apresenta os resultados
de pesquisas e práticas de alfabetização,
denominadas "Método sociolinguístico: reinvenção do método Paulo
Freire", porque demonstra sua fundamentação sociológica e linguística, e a
ele associa aplicações da Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e
Ana Teberosky, com atividades didáticas dos níveis pré-silábico, silábico e
alfabético. Assim, o Método Paulo Freire, transformado em método sociolinguístico,
considera a escrita uma análise linguística em seus diversos graus de
consciência: social, silábica e alfabética.
http://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/11448
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