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quinta-feira, 29 de maio de 2014

Fundamentação básica sobre o método Sociolinguístico a partir de alguns pesquisadores...

Método sociolinguístico de alfabetização

Por Danilo Mekari (Portal Aprendiz)
Inspirado em Paulo Freire, o método sociolinguístico de alfabetização é dividido em quatro etapas:
1-      (Codificação e a descodificação (decifração de sinais gráficos): nesta etapa, o professor questiona o aluno estimulando que ele reflita criticamente sobre o tema que está sendo trabalhado). São usadas letras de música, poesia ou reportagem de jornal ou televisão.
2-      Tem início o primeiro passo da alfabetização linguística. O professor explora a leitura do alfabeto de diversas formas (na ordem, de trás pra frente, do meio pro início, entre outras) e a criança passa a compreender e memorizar qual letra representa determinado som.
3-      Acontece  então a análise da palavra geradora, aquela que, quando descodificada, gera novas palavras e significados. O aluno será convidado a ir à lousa para formar palavras e significados. O aluno será convidado a ir à lousa para formar novas palavras, circulando sílabas que compões a palavra e mostrando a seus colegas.
4-      O último passo do processo é o da fixação da leitura e da escrita, quando são propostas atividades como o ditado, a formação de frases, caça-palavras, palavras cruzadas.

Alfabetização reinventada: o método sociolinguístico - consciência social, silábica e alfabética em Paulo Freire

Onaide Schwartz Mendonça, Olympiocorrea de Mendonça.
Apresenta os resultados de pesquisas e práticas de alfabetização, denominadas "Método sociolinguístico: reinvenção do método Paulo Freire", porque demonstra sua fundamentação sociológica e linguística, e a ele associa aplicações da Psicogênese da língua escrita, de Emília Ferreiro e Ana Teberosky, com atividades didáticas dos níveis pré-silábico, silábico e alfabético. Assim, o Método Paulo Freire, transformado em método sociolinguístico, considera a escrita uma análise linguística em seus diversos graus de consciência: social, silábica e alfabética.

http://www.revistas.usp.br/reaa/article/view/11448

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