Atividades
práticas para o ensino
de
Língua
Portuguesa – EF II e EM
(Sugestões de
atividades para projetos,
Sala de aula ou
sala de leitura,
fruto da pesquisa da professora Osvanete
mediante várias edições da Revista Appai ,
objetivando
melhorias ao
desempenho docente e discente.)
1-
Brincando
de poesias
Objetivo: despertar o
gosto pela leitura, desenvolver a fluência oral e a interpretação de texto.
Sugestão: autor
reconhecido para o público infanto-juvenil: João Paulo Paes, Pedro Bandeira.
Trabalhar: verso, rima,
ortografia, gênero, importância da repetição e dos versos; compreensão do tema. Criação de poesia.
Culminância: exposição de poesias; Coletânea de
poesias.
2-
Feira
de criatividade
Oportunidade dos alunos
mostrarem seus dons artísticos – literatura, grafite, dança pintura, informação
e muita música.
Concurso de coreografia
Apoio da prefeitura para palestra sobre DSTS (doenças
sexualmente transmissíveis).
Grupo de capoeira
Concurso de
música The voice (in) school
3-
Música na sala de aula
Durante
a resolução de exercícios.
OBS.: Na aula que houver algum problema:
indisciplina, desinteresse, conversas paralelas e outras, a música será suspensa.
4-
Contação
de história
Livro gigante (resumir contos de fadas)
Porta gibis
Feira de livros
Um jeito especial e
diferente de representar as histórias que leram dentro e fora da sala de aula.
5-
Gincana:
roda de leitura
6-
Viagem
pela imaginação através das artes e livros
Objetivo:
despertar o interesse pela leitura e fazer com que possam observar não só as
letras, mas também as entrelinhas, as imagens, o mundo.
-
Chá literário
-
Teatro (trabalhando contos africanos)
-
Jogral
-
Exposição de figuras para demonstrar a interpretação e sentimentos sobre o que
leram (leitura visual).
-
Sarau
7- Um
continente multifacetado: a feição africana no mundo: arte, esportes, língua e
religião.
-
Palavras de origens africanas e outros aspectos culturais: comida.
-
Traçar paralelos com o cotidiano brasileiro
-
Conhecendo as múltiplas linguagens
-
Jogral, esquetes, recitais, homenagens a um artista negro.
8- Arte na escola
Exposição de talentos: desenhos, pinturas.... (ênfase
à literatura)
9- Manifestações
multiculturais reproduzem a influência na sociedade brasileira (Lei 10.639/03)
Literatura e África – Uma história contada em
quadrinhos
Decoração com desenhos em quadrinhos e tirinhas
produzidas pelos alunos.
10- Paródias
engajadas – Interdisciplinar: Arte, Literatura e História.
Música
Coreografia
Figurino
Demonstração culinária
Enquete teatral
Apresentação e júri.
11- The
sound of a New era
Tanto para Inglês ou Língua Portuguesa
Cada turma fica com uma música, no final juntam-se
as turmas e formam um grande coral.
Objetivo: a importância do trabalho em equipe, de
acreditar em algo, lutar para que se realize e motivar cada aluno a incrementar
a sua autoestima.
Traduzir e interpretar a música
Conhecer o autor
Aprimorar conhecimentos sociolinguísticos e textuais
A prática da comunicação.
12- Cenários
históricos
Formar pares com
figurinos de épocas de nossa história como o apoio da \literatura ou de um
livro lido pela turma de acordo com o estilo: Barroco, Romântico, Moderno...
(contando e aprendendo Literatura Brasileira com cenários históricos).
13- Chá literário
Momento dedicado à confraternização e mostra dos poemas
trabalhados, como incentivo à leitura e após as apresentações, um lanche
coletivo e algumas dinâmicas de grupo.
Comentário: Para que
uma atividade seja significativa, o aluno deve ter condições de interagir e se
expressar. Não dá para incentivar a leitura de uma maneira lúdica e prazerosa
numa sala de trinta estudantes, todos falando ao mesmo tempo e sem espaço
adequado; então as atividades podem ser divididas em grupos de no máximo 15
estudantes. Atividades lúdicas como: contação de histórias, exibição de vídeos,
dramatização e rodas de diálogos sobre as leituras realizadas.
14- Feira
de Língua Portuguesa ( em 02 dias )
1º dia – Atividades expositivas
dentro das salas de aula ou em tendas armadas no pátio do colégio apresentam o
conteúdo teórico do que pesquisaram e aprenderam: verbetes, figuras de
linguagem, charges, movimentos literários, origem da Língua Portuguesa, acordo
ortográfico e licença poética.
2º dia – Atividades com música, dança, teatro, jogos
e poesia.
Sugestão de música: Tia
Anastácia (dança sobre Literatura Africana), “Tempo Perdido” (trabalho sobre
figuras de linguagem), uma breve palestra (por um aluno) sobre a origem da
Língua Portuguesa e uma competição de soletração organizada pelos discentes.
15- Múltiplas
linguagens
A Literatura é a
principal forma de reflexão e aquisição do saber. Esse projeto ajuda a aumentar
o gosto pela leitura e desperta o senso crítico e participativo dos estudantes.
Literatura tem
múltiplas facetas: o ato de ler, de interpretar, de criar.. Possibilitando o
diálogo com diferentes formas de arte. E é com o objetivo de desenvolver a habilidade
de leitura e interpretar as mais variadas manifestações artísticas: exposição
de produção textual; músicas; linguagem teatral e cinematográfica; cinema; curta-metragem;
maquetes...
Sugestão: ”O auto da
Barca do Inferno” de Gil Vicente. Para isso de faz necessário introduzir a
Maratona da leitura, que consiste em incentivar o aluno a levar para casa
livros do acervo escolar, lê-los e, ao trazê-los de volta para a escola, fazer
uma espécie de rodízio com outros estudantes.
16- A
Arte de Ler o Mundo (A Arte em suas diferentes linguagens)
Música, teatro, artes visuais e a dança.
Trabalhar com os alunos: Tarsila do Amaral e Cândido
Portinari.
Iniciar o trabalho com uma dupla apresentando a
história “A tartaruga e a Fruta Amarela”.
17- Recontando
(De olho nas notícias)
Pegar fatos atuais do
contexto social dos alunos. Trabalhando notícias, jornalismo. Reconta de forma
criativa e contextualizada os fato do mundo para os alunos de modo interativo,
lúdico e dinâmico. Desenvolver senso crítico. (acesse; http://recontando.com).
18- Retratos do Brasil
Retratar o Brasil pelo
viés cultural
As turmas são divididas
em grupos e, em seguida, o professor promove o sorteio de personagens da MPB já
falecidos, mas que ficaram na memória do nosso povo. Celly Campelo, Raul
Seixas, Maísa, Legião Urbana, Tim Mais, Mamonas Assassinas, Cazuza, Cássia
Ellen, Gonzaguinha e Vinicius de Moraes e etc., objetivando o aluno a ampliar
seus conhecimentos através da música. Por meio das letras e dos questionamentos
levantados por cantores e compositores, o estudante pode encontrar retratos da
nossa sociedade registrados ao longo das últimas décadas. E neles investigar
fatos históricos, geográficos e sociológicos. O aluno reflete sobre as letras
das canções e a vida dos cantores e acaba mergulhando em temas transversais
ligados à cultura e à Literatura.
19- Formando leitores
Objetivo: Incentivar a
produção de livros feita pelos próprios alunos como um dos agentes motivadores
para a apresentação da exposição de suas produções literárias.
Construção de uma
Bienal no colégio com os livros dos alunos e com programação feita por eles na
produção de jograis, trabalhos manuais, oficinas e até mesmo dramatização de
peças (uma minibienal).
20-Interdisciplinar - Café cultural
“Um cantinho e um
violão”
1-
Oficinas de flauta, violão, dança de
salão, artes manuais, artesanato, informática e futsal.
2-
Visita ao Museu Histórico Nacional e ao
Centro Cultural do Banco do Brasil (acesso a informações sobre a Família Real e
a imigração japonesa).
3-
Tema do projeto: A chegada da Família
Real no Brasil, a imigração japonesa e a Bossa Nova, movimento da música
popular brasileira surgido no final da década de 50, que se tornaria um dos
gêneros musicais mais conhecidos em todo o mundo.
Quando o aluno realiza
procedimentos, faz pesquisas e produzem textos, ele acaba se envolvendo no
processo de aprendizado.
Início
das atividades: apresentação de valsas e polcas
revivendo o último baile da Ilha Fiscal e coreografia. Um breve histórico sobre
a última grande festa do Império antes da Proclamação da República.
Uma teatralização
retratando os principais personagens das obras de Machado de Assis.
Encenação da música “Rosa
de Hiroshima” (lembrando as mais de trezentos mil mortes causadas pelas bombas
atômicas jogadas em Nagasaki e Hiroshima, no Japão, em 1945).
Paródias sobre a
Família Real.
Desfile “Do passado ao
presente” (a mudança dos vestuários ao longo do tempo).
Interpretação de
canções consagradas de compositores como tom Jobim, João Gilberto e Roberto
Menescal.
Estandes com objetos
culturais da época: adornos, utensílios domésticos, vestuários, cartões
postais.
Universo dos mangás e
animes dos desenhos animados japoneses.
21- Contar e cantar a história
brasileira
Café artístico
Literário, com o tema: ”O Rio nos tempos de machado de Assis, da Bossa Nova e
do Tropicalismo: poesias, cartazes,maquetes, figurinos da época, movimentos
musicais década de 60 e 70, peças teatrais:”A missa do galo”, “Ocaso da Vara” “dona
Paula”; danças, canções, concurso de poesias...
Objetivando a
importância da música, da poesia e da arte, levando estudantes aos grandes escritores:
Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, além de outros através da
pesquisa.
22- Concursos de Redação (formando
escritores)
Reescrevendo as páginas
de suas vidas – aliar a arte gráfica á escrita – desenvolvendo ilustrações do
que se pretende escrever ou do que foi escrito (desenhos, colagens e etc.).
Apresentação das
ilustrações; sessão de autógrafos; edição das histórias e lustrações; coquetel
simbólico.
23- Leituras viva
Leitura viva é vida;
interpretar foi uma forma de vivenciar a Literatura e perceber que ela ao é um privilégio de
poucos, mas sim um direito de todos. Teatro, coreografia, monólogos, artes
plásticas... Práticas que contribuem para a tarefa de apresentar o mundo da
literatura aos aprendizes; com estandes sobre gêneros diversos, dos clássicos
até os gibis e encenação teatral, mostrar as obras, a leitura, como uma atividade
cheia de mistérios e interesses.
Sugestões: ”O mercador
de Veneza” de Willian Shakespeare. “O pequeno príncipe”;”branca de Neve”...cenários
e figurinos impecáveis.
Literatura como
instrumento para garantir um futuro mais humano, resgatar a criação a fim de
abrir seus horizontes e se realizarem como cidadãos felizes e produtivos.
24- Interagindo com leituras
Ampliar o universo
literário dos alunos e os levar para a escrita de novos textos, favorecendo o
entendimento das normas gramaticais, estimulando a criatividade e a interação
entre os alunos de todos os segmentos.
Recursos: Músicas,
passagens históricas, cartas, propagandas, slogans, poesias, histórias em
quadrinhos, jornais, revistas, filmes, e outras fontes.
Elaborar em álbum
recontando o conto lido.
Reconhecer a estrutura
básica da construção dos diálogos e conhecimentos de narrativas.
25- Todas as leituras
1-
Selecionar obras.
2-
Leitura em voz alta.
3-
Leitura em duplas.
4-
Leitura silenciosa.
Relacionar
diferentes textos e linguagens.
Relacionar
o título, a capa e o índice com o conteúdo da obra.
Pontuar
as diferenças e verificar a percepção dessas diferenças pelos alunos.
Peça
resumo sobre o tema estudado
Propor
seminários e palestras
Se
a obra não apresenta ilustração, pedir que a elabore as faça.
Grifar
palavras desconhecida, uso do dicionário.
26- Troca
de correspondências
27- Pintando
e brincando com Cândido Portinari (Resgate de brincadeiras)
Biografia do autor
Teatro de fantoches
Exposição de artes do autor e ou recriarem seus
quadros.
Os alunos do fundamentar II poderá criar um projeto
para ser ministrados por eles aos launos do fundamental I, brincadeiras,
fantoches e contação de histórias. Atividades de pintura e etc. (desenhos,
recortes, colagens, montagens e caracterização dos personagens, brincadeiras,
fantoches).
28- Passeio
literário
Museu de Arte Moderna
29- Utilizando
os recursos
Tirar fotos com o celular e descrevê-los em duplas
ou em grupo estabelecido pelo professor.
Gravar a fala do grupo durante o trabalho,
reescrever o que foi gravado e depois reescrevê-lo novamente fazendo as
possíveis correções para a linguagem formal.
Será trabalhado: linguagem coloquial e formal,
descrição, narrativa, ortografia, linguagem visual, uso do dicionário, trabalho
em equipe e por fim, transformar o celular em um objeto útil de aprendizado e
refletir quanto ao uso do celular em sal de aula, limites e formalidades ao uso
do aparelho (conscientização, cidadania ás tecnologias).
30-Soletrando
em sala de aula
Após leitura de um livro recomendado, marca-se a
aula do soletrando, que contará com representantes de cada grupo que
trabalharam a leitura, interpretação e o aprendizado das palavras nele
contidas.
Objetivo: trabalho em equipe; leitura e
interpretação; ortografia; resumo do livro pelo grupo em folha a parte, por cartaz,
álbum seriado e o que mais a criatividade deixar; uso do dicionário para buscar
o significado das palavras desconhecidas.
31- Instrumentos
pedagógicos (arte, música, educação).
Bia Bedran é uma ferramenta pedagógica preciosa.
Cantora e professora, a artista multimídia que se reveza entre o violão, os
livros, a mímica e a manipulação de bonecos. (usando a criatividade).
32- Espaço
Leitura
Se a escola não contar com uma sala de leitura em
que os alunos do fundamental II possam usar, crie “o espaço da leitura” em sala
de aula. Leitura de contos, poesias, histórias para desenvolver a oratória e a interação
entre os alunos. Podem-se abordar, após a leitura, temas como a música, a
culinária, os medicamentos “tradicionais”, os “mitos populares” e as palavras
para mostrar as diferentes influências e sua importância para a compreensão da
história e dos costumes na sociedade onde estão inseridos.
Contextualizar suas reflexões através da escrita, da
música, do desenho, sempre dependendo da criatividade.
Desenvolver conhecimento a partir da oralidade e
descobrir a importância de saber ouvir (“ouvir de tudo e reter o que bom”).
Contação de história também para o fundamental II.
Do conto e reconto, resgatando a Literatura. (estimulados pelo professor, os
alunos dão asas á imaginação e recontam as histórias compondo novos cenários
com recortes, colagem, pinturas a dedo, música e produção textual).
33- Literatura
e arte
Leu, escreveu, dançou.
Alunos transformam os textos extraídos de livros em
apresentações de dança, maquetes e esquetes teatrais.
Clássicos da literatura como “Vidas Secas” (Graciliano
Ramos),”Morte e vida Severina”(João Cabral de Melo Neto), podem ser histórias representadas
sob forma de cartazes e painéis.
Em um projeto, as turmas são divididas em equipes e
cada uma delas escolhe o livro para ler e refletir, sendo depois definida uma
forma de apresentar a obra à comunidade escolar.
O desenvolvimento do projeto começa em sala durante
as aulas de Literatura ou redação, ou mesmo durante a leitura de um texto no
livro didático do estudante.
Não só estimulam o hábito de leitura como também
aprendem a interpretar os textos lidos.
“A educação é uma equação do desejo de ensinar
somado á vontade de aprender” Waldir Romero (Appai)
34- Contando
e Recontando
Após a leitura de um determinado texto, conto ou
outro gênero, utilizar a sala de informática par que os alunos recontem a estaria
lida por meio de figuras, breves digitações e pesquisas...
35- Alunos
recriam seu próprio jornal
Após a exposição oral dos alunos em sala de aula
sobre fatos que foram notícia na semana, o grupo escolhe um jornal e o avalia: nome,
tipo de reportagens, suas divisões, entrevistas e tipos textuais... Em seguida,
por meio de grupos dividi as tarefas para a elaboração do jornal: fotógrafo,
tipo de jornal, notícia, entrevista, texto, exposição de cada grupo e para
finalizar a concretização da entrega de um único jornal pela turma. Além da
criatividade, será trabalhado o desempenho em equipe, o desenvolvimento da
comunicação, linguagem, ortografia e suas nuances.
36- Sarau
literário, uma viagem pelo mundo da leitura
Poemas, músicas e sonetos são as “estrelas” do Sarau.
Através dessas expressões literárias, os alunos realizam várias produções
textuais perpassando por diversas disciplinas.
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