Nascida na Rússia, Helena Antipoff fez estudos superiores em Psicologia e
educação, em paris e Genebra. Em 1929, veio para o Brasil a convite do governo mineiro, para dirigir o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e colaborar na implantação da reforma de Ensino Francisco Campo, inspirada nos princípios da escola Nova.
educação, em paris e Genebra. Em 1929, veio para o Brasil a convite do governo mineiro, para dirigir o laboratório de psicologia da Escola de Aperfeiçoamento de Professores de Belo Horizonte e colaborar na implantação da reforma de Ensino Francisco Campo, inspirada nos princípios da escola Nova.
Radicou-se no Brasil, a partir dessa época desenvolveu trabalhos nas suas áreas de formação. Fundou a cadeira de psicologia da Educação na UFMG, e se destacou pelo pioneirismo na orientação socioconstrutivista, pela pesquisa em Psicologia Experimental e pelo estudo dos fundamentos da educação. O compromisso da aplicação da ciência na melhoria da condição humana é marca da trajetória de Helena Anatipoff.
Criou em Minas Gerais a Sociedade Pestalozzi, em 1932, para a educação de excepcionais. Na Escola da Fazenda do Rosário instalada pela Sociedade, realizou a partir de 1940, um trabalho que propunha o desenvolvimento das aptidões individuais voltadas para o interesse comum, enfatizava a liberdade de escolha, a sociabilidade, a tomada de decisões em grupo e a criatividade. Liderou extensa obra educativa nas áreas de educação especial, educação rural e superdotação. Foi pioneira no trabalho de artes para pessoas portadoras de necessidades especiais, e a /fazenda tornou-se conhecida por seu belo trabalho de arte-educação.
Helena manteve fortes laços profissionais e pessoais com Augusto Rodrigues, o criador da Escolinha de Arete do Brasil, que foi professor da Sociedade Pestalozzi do Brasil, criada por Helena, no Rio, em 1945. O apoio de Anísio Teixeira foi decisivo para a criação do Instituto Superior de Educação Rural (ISER) da Fazenda do Rosário em 1954, que tinha pro objetivo oferecer cursos e treinamento a professores da área rural. (fonte: CAMPOS, Regina Helena de Freitas in dicionário de educadores no Brasil, da Colônia aos dias atuais. Editora UFRJ: Inep-Campet).
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