Prática de interpretação de textos: leitura de gráficos e tabelas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir habilidades para interpretar gráficos e tabelas, bem como inferir informações pertinentes a partir desses textos. Poderá, também, aprender a converter informações simbólicas de textos não verbais em textos verbais.
Duração das atividades
Aproximadamente, três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nesta aula, o professor deverá trabalhar com os alunos algumas estratégias de leitura de gráficos e tabelas. É indispensável que os alunos tenham conhecimentos prévios da área de Matemática, dentre os quais destacamos noções de porcentagem, funções de primeiro grau e noções básicas de geometria, como ponto, reta e plano.
Estratégias e recursos da aula
ATVIDADE 1
O primeiro momento da aula consistirá de uma breve exposição do professor a respeito da linguagem matemática presente em gráficos e tabelas. Sugerimos que o professor inicie a exposição tratando do conceito de grandeza. A seguir há uma sugestão:
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade de medida. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, peso, temperatura.
Tomemos como referência o tempo. Ele pode ser medido por meio de diferentes unidades, como o segundo, o minuto, a hora, etc. Maiores quantidades dessa grandeza são, naturalmente, associadas a maiores valores numéricos. Portanto, dentro da unidade minuto, sabemos que 50 minutos valem mais do que 20 minutos.
Para ilustrar a relação dos valores numéricos dentro de uma mesma grandeza, podemos utilizar uma reta. Vejamos um representação horizontal dessa reta.
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade de medida. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, peso, temperatura.
Tomemos como referência o tempo. Ele pode ser medido por meio de diferentes unidades, como o segundo, o minuto, a hora, etc. Maiores quantidades dessa grandeza são, naturalmente, associadas a maiores valores numéricos. Portanto, dentro da unidade minuto, sabemos que 50 minutos valem mais do que 20 minutos.
Para ilustrar a relação dos valores numéricos dentro de uma mesma grandeza, podemos utilizar uma reta. Vejamos um representação horizontal dessa reta.
Vejamos, agora, uma representação vertical dessa mesma reta:
É importante observar que a seta tem a função de indicar que os valores continuam aumentando.
Podemos, também, analisar uma grandeza tendo outra como referência. Por exemplo, podemos associar a grandeza temperatura, medida em graus Celsius, à grandeza tempo, medido em horas.
Suponhamos uma situação: gostaríamos de analisar a variação de temperatura ao longo das horas de um dia. Os dados são os seguintes:
Às 06h00 da manhã, a temperatura era 15ºC. Às 09h00, era de 19ºC. Ao meio-dia, 25ºC. Às 15h00, 27ºC. Às 18h00, 24º. Às 21h00, 22ºC. E à meia-noite, por fim, a temperatura era de 21º.
Podemos fazer uma representação da associação entre essas duas grandezas referidas. Temos, então, um gráfico:
Podemos, também, analisar uma grandeza tendo outra como referência. Por exemplo, podemos associar a grandeza temperatura, medida em graus Celsius, à grandeza tempo, medido em horas.
Suponhamos uma situação: gostaríamos de analisar a variação de temperatura ao longo das horas de um dia. Os dados são os seguintes:
Às 06h00 da manhã, a temperatura era 15ºC. Às 09h00, era de 19ºC. Ao meio-dia, 25ºC. Às 15h00, 27ºC. Às 18h00, 24º. Às 21h00, 22ºC. E à meia-noite, por fim, a temperatura era de 21º.
Podemos fazer uma representação da associação entre essas duas grandezas referidas. Temos, então, um gráfico:
Os pontos marcados são interseções entre tempo e temperatura. Esses pontos podem ser ligados por uma reta, e assim temos o seguinte gráfico:
Esses dados podem ser apresentados, de maneira similar, por meio de uma tabela:
ATIVIDADE 2
Neste momento da aula, apresentamos gráficos e tabelas para que os alunos os interpretem. Após cada texto, seguem algumas perguntas que deverão direcionar sua interpretação. Cada pergunta aparece com uma sugestão de resposta, para que o professor tenha parâmetros para discutir as questões com a turma.
TEXTO I
Gráfico da mortalidade infantil no Brasil
(em número de mortes até os cinco anos para cada mil nascimentos.)
(em número de mortes até os cinco anos para cada mil nascimentos.)
1. Que grandezas estão dispostas nesse gráfico?
Chave de resposta: Neste gráfico estão dispostas as grandezas de número de mortes (para cada mil nascimentos) e tempo, definido em anos.
2. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre 1990 e 2000, o que esse gráfico permite afirmar?
Chave de resposta: O gráfico permite afirmar que a mortalidade infantil no Brasil diminuiu nesses anos.
3. A inclinação da reta entre os anos de 1990 e mea dos do ano de 1994 é maior do que entre meados de 1994 e os anos 2000. O que se pode inferir a partir disso?
Chave de resposta: Pode-se inferir que houve maior queda da mortalidade infantil entre 1990 e 1994 do que e ntre 1994 e 2000.
TEXTO II
Gráfico da População de Portugal no século X III
Fonte: António Marques, Fátima Costa, História e Geografia de Portugal - 5º Ano, Porto Editora. Disponível em http://hgp-recursos.blogspot.com/2008/03/grfico-da-populao-no-sculo-xiii.html, acesso em 10/09/2009.
4. A partir da interpretação do gráfico, converta as informações fornecidas pelo gráfico em um pequeno texto.
Chave de resposta: A população de Portugal, no século XIII, dividia-se em duas classes: uma delas, formada pelo clero e pela nobreza, representava apenas 10% da população; e a outra, formada pelo povo, representava 90 % da população.
TEXTO III
Expectativa de Vida, em anos.
azul = Mundo; marrom = Países mais desenvolvidos; vermelho = América Latina; verde = Países menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU.
Disponível em http://www.comciencia.br/reportagens/envelhecimento/texto/env16.htm, acesso em 10/09/2009.
5. O gráfico explicita uma comparação. Que comparação é essa?
Chave de resposta: O gráfico explicita a comparação dos resultados da expectativa de vida no mundo, na América Latina, em países mais desenvolvidos, em países menos desenvolvidos e no Brasil.
6. Comparando-se, ao longo dos anos, a expectativa de vida nos países menos desenvolvidos com a expectativa de vida nos países mais desenvolvidos, o que se pode concluir?
Chave de resposta: Pode-se concluir que a diferença de expectativa de vida entre os dois grupos de países vem diminuindo.
7. Comparando-se os resultados do Brasil com os da América Latina, ao longo dos anos, o que se pode concluir?
Chave de resposta: Pode-se concluir que, embora os resultados do Brasil sejam próximos aos da América Latina, a expectativa de vida na América Latina vem aumentando mais que no Brasil.
TEXTO III
Histórico das médias nacionais das notas de redação e prova objetiva da prova do ENEM.
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