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sábado, 10 de dezembro de 2011

Dicas importantes continuação

Prática de interpretação de textos: leitura de gráficos e tabelas
(Autor Igor Caixeta Trindade Guimaraes-UFMG´)

 Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula
Nesta sequência didática, o aluno poderá adquirir habilidades para interpretar gráficos e tabelas, bem como inferir informações pertinentes a partir desses textos. Poderá, também, aprender a converter informações simbólicas de textos não verbais em textos verbais.
Duração das atividades
Aproximadamente, três aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nesta aula, o professor deverá trabalhar com os alunos algumas estratégias de leitura de gráficos e tabelas. É indispensável que os alunos tenham conhecimentos prévios da área de Matemática, dentre os quais destacamos noções de porcentagem, funções de primeiro grau e noções básicas de geometria, como ponto, reta e plano.
Estratégias e recursos da aula
ATVIDADE 1
   
    O primeiro momento da aula consistirá de uma breve exposição do professor a respeito da linguagem matemática presente em gráficos e tabelas. Sugerimos que o professor inicie a exposição tratando do conceito de grandeza. A seguir há uma sugestão:
    Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido e associado a um valor numérico e a uma unidade de medida. Exemplos: tempo, comprimento, velocidade, peso, temperatura.
    Tomemos como referência o tempo. Ele pode ser medido por meio de diferentes unidades, como o segundo, o minuto, a hora, etc. Maiores quantidades dessa grandeza são, naturalmente, associadas a maiores valores numéricos. Portanto, dentro da unidade minuto, sabemos que 50 minutos valem mais do que 20 minutos.
    Para ilustrar a relação dos valores numéricos dentro de uma mesma grandeza, podemos utilizar uma reta. Vejamos um representação horizontal dessa reta.





Vejamos, agora, uma representação vertical dessa mesma reta:

 
É importante observar que a seta tem a função de indicar que os valores continuam aumentando.
Podemos, também, analisar uma grandeza tendo outra como referência. Por exemplo, podemos associar a grandeza temperatura, medida em graus Celsius, à grandeza tempo, medido em horas.
Suponhamos uma situação: gostaríamos de analisar a variação de temperatura ao longo das horas de um dia. Os dados são os seguintes:
Às 06h00 da manhã, a temperatura era 15ºC. Às 09h00, era de 19ºC. Ao meio-dia, 25ºC. Às 15h00, 27ºC. Às 18h00, 24º. Às 21h00, 22ºC. E à meia-noite, por fim, a temperatura era de 21º.
Podemos fazer uma representação da associação entre essas duas grandezas referidas. Temos, então, um gráfico:


Os pontos marcados são interseções entre tempo e temperatura. Esses pontos podem ser ligados por uma reta, e assim temos o seguinte gráfico: 

Esses dados podem ser apresentados, de maneira similar, por meio de uma tabela:
 
ATIVIDADE 2
Neste momento da aula, apresentamos gráficos e tabelas para que os alunos os interpretem. Após cada texto, seguem algumas perguntas que deverão direcionar sua interpretação. Cada pergunta aparece com uma sugestão de resposta, para que o professor tenha parâmetros para discutir as questões com a turma.
TEXTO I
 Gráfico da mortalidade infantil no Brasil
(em número de mortes até os cinco anos para cada mil nascimentos.) 

1. Que grandezas estão dispostas nesse gráfico?
Chave de resposta: Neste gráfico estão dispostas as grandezas de número de mortes (para cada mil nascimentos) e tempo, definido em anos.
2. A respeito da mortalidade infantil no Brasil entre 1990 e 2000, o que esse gráfico permite afirmar?
Chave de resposta: O gráfico permite afirmar que a mortalidade infantil no Brasil diminuiu nesses anos.
3. A inclinação da reta entre os anos de 1990 e mea dos do ano de 1994 é maior do que entre meados de 1994 e os anos 2000. O que se pode inferir a partir disso?
Chave de resposta: Pode-se inferir que houve maior queda da mortalidade infantil entre 1990 e 1994 do que e ntre 1994 e 2000.
TEXTO II
Gráfico da População de Portugal no século X III

Fonte: António Marques, Fátima Costa, História e Geografia de Portugal - 5º Ano, Porto Editora. Disponível em http://hgp-recursos.blogspot.com/2008/03/grfico-da-populao-no-sculo-xiii.html, acesso em 10/09/2009.
4. A partir da interpretação do gráfico, converta as informações fornecidas pelo gráfico em um pequeno texto.
Chave de resposta: A população de Portugal, no século XIII, dividia-se em duas classes: uma delas, formada pelo clero e pela nobreza, representava apenas 10% da população; e a outra, formada pelo povo, representava 90 % da população.
TEXTO III
Expectativa de Vida, em anos.

azul = Mundo; marrom = Países mais desenvolvidos; vermelho = América Latina; verde = Países menos desenvolvidos; amarelo = Brasil. Fonte: ONU.
5. O gráfico explicita uma comparação. Que comparação é essa?
 Chave de resposta: O gráfico explicita a comparação dos resultados da expectativa de vida no mundo, na América Latina, em países mais desenvolvidos, em países menos desenvolvidos e no Brasil.
6. Comparando-se, ao longo dos anos, a expectativa de vida nos países menos desenvolvidos com a expectativa de vida nos países mais desenvolvidos, o que se pode concluir?
Chave de resposta:  Pode-se concluir que a diferença de expectativa de vida entre os dois grupos de países vem diminuindo.
7. Comparando-se os resultados do Brasil com os da América Latina, ao longo dos anos, o que se pode concluir?
Chave de resposta:  Pode-se concluir que, embora os resultados do Brasil sejam próximos aos da América Latina, a expectativa de vida na América Latina vem aumentando mais que no Brasil.
TEXTO III
Histórico das médias nacionais das notas de redação e prova objetiva da prova do ENEM.


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