Como promover um ambiente
alfabetizador?
Fonte:https://www.soescola.com/2018/10/como-promover-um-ambiente-alfabetizador.html
Como
promover um ambiente alfabetizador? “[…] um ambiente é alfabetizador
quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das
quais as crianças têm oportunidade de participar” (RCNEI; SEF, 1998, p. 154).
A seguir, sugestões para a organização de um
ambiente alfabetizador.
·
Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no
início do ano.
·
Espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada,
para que eles possam recuperá-los quando quiserem.
·
Mural para exposição da produção dos alunos.
·
Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura.
·
Calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a
um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar
para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação
do calendário grande).
·
Banco de palavras.
·
Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados
em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra
maiúscula).
·
Numerário (sequência numérica de 0 a 10 e numeral/
quantidade/ número).
Priorizar
o estímulo ao desenvolvimento cognitivo (Piaget) dos alunos é a tônica de um
ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser
realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais
harmonioso, por ser mais produtivo.
As
crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta um
ritmo próprio. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento
com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão
acontecendo em épocas relativamente distintas. As crianças reagem de formas
diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e
assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma
delas. A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse
pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.
Este é um
material “vivo” na sala de aula, ou seja, está em constante ampliação e
utilização; é uma escrita de referência para os alunos. Explore ao máximo o
material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.