e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

quinta-feira, 4 de outubro de 2018



Como promover um ambiente alfabetizador?
 Soescola  4 De Outubro De 2018  Nenhum Comentário

Fonte:https://www.soescola.com/2018/10/como-promover-um-ambiente-alfabetizador.html 

Como promover um ambiente alfabetizador? “[…] um ambiente é alfabetizador quando promove um conjunto de situações de usos reais de leitura e escrita das quais as crianças têm oportunidade de participar” (RCNEI; SEF, 1998, p. 154).
A seguir, sugestões para a organização de um ambiente alfabetizador.
·         Alfabeto num varal, perto dos alunos e na altura deles, no início do ano.
·         Espaço para exposição de textos usados na leitura compartilhada, para que eles possam recuperá-los quando quiserem.
·         Mural para exposição da produção dos alunos.
·         Biblioteca de classe, com materiais diversos de leitura.
·         Calendário com uma folha para cada mês que poderá ser preso a um cabide de saia (os alunos deverão receber uma folha de calendário similar para prender no caderno no começo de cada mês, para que façam a mesma marcação do calendário grande).
·         Banco de palavras.
·         Listagem com o primeiro nome de todos os alunos, organizados em ordem alfabética e tendo a letra inicial destacada em vermelho (usar letra maiúscula).
·         Numerário (sequência numérica de 0 a 10 e numeral/ quantidade/ número).
Priorizar o estímulo ao desenvolvimento cognitivo (Piaget) dos alunos é a tônica de um ambiente alfabetizador. Tudo que for absolutamente desafiador e possível de ser realizado propiciará um processo de ensino e aprendizagem muito mais harmonioso, por ser mais produtivo.


Como promover um ambiente alfabetizador?
As crianças têm preferências por atividades diferentes e cada uma apresenta um ritmo próprio. O desenvolvimento das atividades psicomotoras, do relacionamento com os outros, da fala e de diversas outras formas de comunicação vão acontecendo em épocas relativamente distintas. As crianças reagem de formas diferentes, por isso o ambiente alfabetizador precisa ser organizado e assimilar hábitos de trabalho que contribuam para a independência de cada uma delas. A sala de aula deve estar preparada de forma a despertar o interesse pela leitura, pela escrita e pelo manuseio do material didático.
Este é um material “vivo” na sala de aula, ou seja, está em constante ampliação e utilização; é uma escrita de referência para os alunos. Explore ao máximo o material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.