Sugestões de como trabalhar com textos
SHUTTESTOCK
1. Texto em tiras
a) Selecione um texto curto e
escreva-o em tiras de papel pardo. Cada frase ou parte do texto deverá estar
escrito em uma tira.
b) Divida a turma em grupos.
c) Distribua uma ou mais tiras para cada elemento do grupo (de forma
desordenada) e peça para que o grupo o reconstrua no chão, de preferência no
corredor ou pátio da escola. Essa atividade é sócio-interativa e promove a participação de
todos na reorganização do texto. Também é uma forma de tirá-los das cadeiras e
mudar o ambiente de aprendizagem.
– Uma outra forma que fiz também, foi assim: Ao invés de ser um texto
pronto, cada grupo escreveu seu próprio texto e o recortou em tiras. Foi muito
divertido, mas muito mais demorado. Então reserve um tempo maior para a
realização dessa atividade.
2. Horóscopo
a) Selecione do jornal os horóscopos de todos os
signos. Pode ser um da semana passada, ninguém vai perceber.
b) Pegue o corretivo e, aleatoriamente, dê umas
pinceladas nele. Cuide para que haja um apagamento em cada signo.
c) Tire o xerox e dê para cada dupla recompor os
textos que foram apagados. Poderá, antes, fazer um aquecimento, perguntando
quem acredita em horóscopo, quando costuma lê-lo, se alguma vez já deu certa a
previsão feita pelo horoscopista (?? é isso mesmo??).
3. Anedotas
Selecione algumas piadas de salão e, em duas
colunas, divida as piadas ao meio: o início da piada na primeira coluna e na
outra (de forma desencontrada) o final das piadas. Os alunos deverão ler e
combinar os textos humorísticos.
Sugestão: Convide os alunos a formarem duplas e
encenarem as piadas para a turma.
4. Tiras em
Quadrinhos
a) Recorte algumas tiras de histórias em
quadrinhos.
b) Cole-as em uma folha com as partes
desencontradas.
c) Os alunos deverão lê-las e reorganizá-las de
forma apropriada.
5. Outra com
tiras
a) Recorte novas tiras de histórias em
quadrinhos e cole em uma folha, porém na ordem certa.
b) Com o corretivo, apague as falas.
c) Peça que os alunos completem da melhor
maneira possível de forma que a história tenha coerência. Esse trabalho poderá
ser feito em duplas.
6. Ache
a foto da notícia
a) Recorte várias notícias com fotos do jornal. Elimine as legendas.
b) Separe as fotos das notícias.
c) Desafie o grupo a encontrar o par (notícia +
foto).
7. A Notícia
Completa
a) Recorte várias notícias de jornal que tenham
as quatro partes fundamentais: título/manchete, lead, corpo, e foto com
legenda.
b) Desmembre as notícias, recortando as partes
de cada uma.
c) Embaralhe tudinho e peça ao grupo para
reorganizá-las novamente.
8. Texto
Quebra-cabeças
a) Recorte alguns textos (tantos quantos forem
os grupos com os quais você irá trabalhar). Os textos poderão ser coloridos
para motivá-los.
b) Faça marcações de forma desorganizada nos
textos (tal qual nos quebra-cabeças) e recorte-os.
c) Ofereça-os aos grupos para que os montem
novamente. Você poderá ter em mãos algumas perguntas de interpretação para que
o grupo responda, dando conta do entendimento da leitura que fizeram. Também
poderá ser feita em forma de gincana: o grupo que primeiro responder
corretamente a todas as perguntas será o vencedor.
9. Charges
Ler charges de jornal é uma forma divertida de
se manter atualizado.
a) Recorte as charges que encontrar pelos
jornais.
b) Distribua-as para os grupos e peça para
fazerem a leitura do momento, discutindo o acontecimento que está
sendo abordado, além de tentar identificar as pessoas que estão sendo
focalizadas.
c) Troque com os outros grupos de forma que
todos possam fazer as várias leituras.
d) Compare as diferenças que forem surgindo.
10. Lendo
figuras
a) Selecione figuras (pode ser de jornal também)
que apresentem uma situação passível de se criar um enredo. Explique que uma
boa história deve, necessariamente, ter um conflito, senão não é uma história.
b) Peça para que cada um faça a sua leitura do
texto extra-verbal silenciosamente.
c) Solicite que, nesse segundo momento, contem
para o colega do lado que leitura fizeram e como resolveram o conflito que
imaginaram para aquela figura. É importante que cada um fale; não ligue se
gerar tumulto na aula, já que isso “faz parte”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.