Aluno que conversa em sala
pode não ser indisciplinado, diz psicólogo
Thiago Varella
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)
20/05/201605h00
Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2016/05/20/aluno-que-conversa-em-sala-pode-nao-ser-indisciplinado-diz-psicologo.htm
Sabe aquele aluno que conversa e até mesmo brinca
em sala de aula? Pois, pode ser que ele seja mais disciplinado do que o colega
quieto que não faz lição. Isso porque, na definição do psicólogo Marcos Meier,
mestre em educação, indisciplina é quando o aluno não está nem aí para seu
aprendizado.
"Disciplina vem da palavra discípulo. Sala
disciplinada é aquela voltada para a aprendizagem. Se eu tiver uma turma
barulhenta, mas disposta a aprender, ela é disciplinada. A indisciplina ocorre
quando o aluno não está nem aí para aprender e se distrai com outras coisas,
como o celular ou conversas paralelas. A indisciplina é a fuga da postura de
aprender", explicou Meier, um dos palestrantes da Bett Brasil Educar 2016,
evento que ocorre em São Paulo nesta semana.
Claro que nem todo professor entende desta maneira.
Aquele que ensina à moda antiga, ou seja, que enche a lousa com matéria e dá
uma aula expositiva , se incomoda com qualquer tipo de barulho vindo de seus
alunos. Por isso que, para Meier, a função dos professores mudou. Eles não mais
expõem apenas o conteúdo, mas ensinam os alunos a aprenderem.
A exposição de conteúdo em sala de aula está aos
poucos virando algo do passado por causa do avanço da tecnologia, na opinião de
Meier. Hoje, os conceitos e conteúdos estão todos à disposição do estudante na
internet. Se o aluno não aprendeu, ele pode assisir a um vídeo quantas vezes
achar necessário. E, assim, vai chegar à sala de aula já sabendo os conceitos.
Desta maneira, o professor vira um orientador em como resolver problemas, como
aprofundar a matéria e como interligar seu conteúdo como outros
conceitos.
"O professor hoje é mais mediador. Ele precisa
instigar o aluno, provocar, elogiar, incentivar, para o que o aluno faça o movimento
dele para aprender. O professor vai ser parceiro da aprendizagem em vez de
grande responsável pela aprendizagem", afirmou.
"Aluno não vai ver professor como alguém que
controla a disciplina, mas sim como alguém que vai estar na sala de aula para
ajudar. O aluno vai tentar ser o mais amigo possível desse professor. Ele sabe
que todo seu conhecimento vai ser avaliado fora da escola por outros mecanismos
e o professor vai ser seu parceiro para isso", completou.
Mas, o psicólogo também deu um alerta. "É
claro que o professor tem de coibir os exageros. O aluno não pode nunca
atrapalhar o aprendizado", completou.
Problema na formação dos professores
Para Meier, a formação dos professores brasileiros
apresenta um déficit na área do controle da disciplina em sala de aula e isso
pode se tornar um problema grave já que os estudantes percebem as carências do
professor e se aproveitam disso para confrontá-lo.
"Nas licenciaturas e na pedagogia o professor
não tem nenhuma matéria sobre disciplina das relações ou a psicologia das
relações. Existe a disciplina de psicologia do desenvolvimento. Por isso, o
professor sabe as fases do desenvolvimento do jovem, mas não sabe como
interagir com o aluno em cada uma dessas fases", afirmou.
Professor bem treinador e com uma formação sólida
evita conflitos em sala de aula. Segundo Meier, o professor precisa construir
vínculo com seus alunos e exercer a autoridade. Tudo isso sem virar um
"banana" e nem um tirano. "O professor precisa ter autoridade
sobre sua turma com muito senso de justiça", explicou.
O papel da família
As famílias também exercem uma função fundamental
no aprendizado. Para Meier, a postura dos pais precisa ser a de fortalecer a
autoridade do professor, mas isso nem sempre acontece.
"Antigamente, o aluno levava uma bronca do
professor e se a mãe soubesse levava uma outra bronca. Era inadmissível que o
aluno atrapalhasse. Hoje, leva uma bronca do professor e o pai vem para a
escola perguntar porquê o queridinho foi questionado. A família está
desautorizando o professor", contou.
Por isso, segundo Meier, as famílias precisam
ensinar os jovens que o professor é parceiro e está ali na escola para
ajudá-los a crescer, se desenvolver e a tornarem-se cidadãos.
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