e-book "Supere a si mesmo todos os dias"

https://pay.hotmart.com/I84444557Q

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

11. O pensamento pedagógico moderno sofreu infl uências de
várias escolas sociológicas. Comte, citado por Piletti (2006), deu
início a esses estudos ao sustentar, como princípio básico, o modelo
educacional de:
A) desenvolvimento da consciência coletiva
B) transformação evolutiva do espírito humano
C) processo amplo de racionalização
D) planejamento racional de intervencionismo
E) construção de uma sociedade socialista

12. O multiculturalismo estuda a melhor forma de se conviver
com as diferenças. Essas ideias discutem como se pode entender
e até resolver os problemas de uma sociedade heterogênea.
Dentre as diferentes concepções de multiculturalismo propostas
por Stuart Hall, citado por Piletti (2006), tem-se a proposição de
que os diferentes devem ser integrados como iguais na sociedade
dominante. Esta modalidade de multiculturalismo é denominada:
A) liberal
B) pluralista
C) corporativa
D) crítica
E) absenteísta

13. A prática pedagógica atual é muito infl uenciada pelo construtivismo,
sendo este um facilitador para as relações interativas entre
professor e aluno. Assim, o professor que atua de uma forma sufi cientemente
fl exível, irá permitir, entre as várias possibilidades, que haja:
A) contribuições de fundo emocional
B) aumento das relações de confi ança
C) adaptação às necessidades do aluno
D) estabelecimento de respeito mútuo
E) criação de metas a longo prazo

14. As escolas oferecem atividades gerais que, na maioria das
vezes, benefi ciam o trabalho de grupo. No entanto, nos trabalhos
individuais, encontra-se uma característica bastante defi nida, que
auxilia na aprendizagem, conhecida por:
A) organização
B) conceitualização
C) qualifi cação
D) memorização
E) estimulação

15. A educação moral pode ser entendida como aplicação,
quando a escola oferece instrumentalização para a realização dos
projetos dos alunos, o que pode ser compreendido por ensino de:
A) desenvolvimento planifi cado
B) boa qualidade
C) solidariedade
D) respeito ao próximo
E) integridade permanente

16. Ao pensar no professor refl exivo, depara-se com variedades
dessa prática refl exiva. Zeichner, citado por Contreras (2012), cita
uma prática que diz respeito à priorização de um ensino sensível ao
pensamento, aos interesses e ao desenvolvimento dos estudantes
e do desempenho dos professores como docentes e como pessoas,
a que denomina de versão:
A) genérica
B) de reconstrução social
C) de efi ciência social
D) acadêmica
E) evolutiva

17. As atitudes e comportamentos de um professor em sala de
aula e problemas aí surgidos, precisam ser pensados e resolvidos
ou encaminhados para uma solução, exigindo uma qualidade de
relação pessoal e social que permita, pelo menos, que ocorram
tentativas de compreensão e equilíbrio pessoal, social, profi ssional
e de independência de juízo com responsabilidade social. Tal
atitude é reconhecida por:
A) autonomia
B) dependência
C) atilamento
D) receptividade
E) valorização

18. Na avaliação formativa, a formação integral do aluno, quanto
a sua função social e de aprendizagem, deve basear-se no desenvolvimento
de suas:
A) ações
B) necessidades
C) capacidades
D) disponibilidades
E) possibilidades

19. A aprendizagem dos conteúdos procedimentais, segundo
Zabala (1998), compreende ler, desenhar, observar, calcular, classifi
car, traduzir... Para identifi car estas características diferenciais,
é preciso situar cada conteúdo procedimental, mas, para se chegar
à aprendizagem de um procedimento, é preciso:
A) manter organização conceitual
B) aproveitar as situações reais
C) aproveitar os confl itos
D) refl etir sobre a própria atividade
E) favorecer modelos de atitudes

20. Segundo o previsto na Lei 9.394/96, Lei de Diretrizes e Bases
da Educação – LDB, nos artigos 61 a 67, para o professor atuar nas
quatro últimas séries da educação fundamental exige-se:
A) licenciatura plena em áreas específi cas
B) formação mínima de ensino médio
C) nível de mestrado ou doutorado
D) graduação plena em Pedagogia
E) formação em cursos normais superiores


 11. B
 12. A
 13. C
 14. D
15. B
16. E
 17. A
 18. C
 19. D
 20. A

2 comentários:

  1. Olá,alguém poderia me explicar o gabarito da questão 11. Não entendi essa questão.....

    ResponderExcluir
  2. https://pt.scribd.com/doc/105173418/10/O-signifcado-da-Sociologia-como-fisica-social-na-visao-de-Augusto-Comte
    entre no site citado e tente estudar um pouquinho sobre a visão de Augusto Comte para entender ,ou ainda fundamentos filosóficos positivistas segundo Comte...
    sugiro também:http://revistacult.uol.com.br/home/2011/01/auguste-comte/
    boa sorte!
    volte sempre que precisar.
    Obrigada pela visita...
    Netinha.

    ResponderExcluir

Oi! Deixe aqui seu recadinho, obrigada.