A importância dos jogos no ensino de matemática
Como já é de conhecimento, um dos maiores desafios dos docentes de
matemática é lidar com o desinteresse dos alunos. Por ser uma disciplina que
exige grande esforço, os alunos acabam perdendo o interesse pela complexidade.
Sendo assim, o maior objetivo de inserir jogos de matemática nas aulas é
trabalhar com a criatividade e a motivação, para que os alunos sejam atraídos
pelo interesse ao passo que aprendem a reter informações importantes.
Essa forma de ensino surgiu após várias transformações que aconteceram
ao longo das últimas décadas. Os docentes descobriram que disponibilizar uma
grande variedade de materiais para o estudo da matemática é muito mais eficaz
do que o aprendizado paralisado que antes era aplicado.
Essa nova forma de aprendizado garante aos alunos maior autonomia e
fornece condições suficientes para o aluno interpretar à sua maneira todo o
conteúdo programático.
Os jogos em sala de aula colaboram para ampliar o poder de concentração
do aluno, tornando o ambiente em sala de aula favorável à aprendizagem. Em
geral, os principais benefícios dos jogos educativos na disciplina de
matemática são:
- Tem
como objetivo promover a análise estratégica para solucionar problemas;
- Encontrar
a melhor solução para um determinado problema;
- Favorece
o domínio da matéria estudada;
- Colabora
para o desenvolvimento de autoquestionamento;
- Atua
no desenvolvimento do pensamento estratégico;
- Aumenta
a capacidade de memória;
- Aumenta
a capacidade de tomadas de decisão;
- Aumenta
a capacidade intelectual do aluno.
Podemos concluir que a jogabilidade dos jogos de matemática favorece e
enriquece o processo de aprendizagem do aluno. Além disso, colabora para que o
aluno reflita e relacione o conteúdo estudado com os problemas dos jogos.
8 melhores jogos
para desafiar conhecimentos
Confira agora os 8 melhores jogos para estudar matemática. Os jogos são
disponibilizados para download em formato PDF, prontos para serem impressos,
basta clicar no link.
Jogos do 1º ao 5º ano
1 – Sempre 10
É um tabuleiro com espaços para peças
de 1 a 9. O objetivo do jogo é tentar encaixar as peças que no final deverão
resultar em 10. A regra do jogo é que a soma das peças de cada linha seja 10.
As competências obtidas por meio desse
jogo são habilidades de desenvolver cálculos, envolvendo operações de adição e
subtração.
2 – Jogo dos
pontinhos
O jogo consiste em uma folha de papel
pontilhada. O objetivo desse jogo é somar mais pontos, sendo o máximo de 2
jogadores. A regra é traçar e unir os pontinhos até fechar um quadrado.
Esse jogo aumenta a capacidade de
raciocínio lógico e agilidade na tomada de decisão.
3 – Feche a caixa
No tabuleiro, existem 40 casas
enumeradas de 1 a 40. Será disponibilizado ao aluno 2 dados com faces
diferentes. Um enumerado de 1 a 6 e outro enumerado de 1 a 10. O objetivo do
jogo é rolar os dois dados e multiplicar o resultado total, ao passo que as
equipes vão fechando as casas, ganha a equipe que fechar todas as casas do seu
tabuleiro.
Esse jogo aumenta as competências e
habilidades em desenvolver estimativa, cálculo mental envolvendo adição e
multiplicação, e manipulação algébrica.
4 – Borboleta
O tabuleiro é composto por 12 espaços
vazios e contém 9 peças vermelhas e 9 peças azuis. O objetivo desse jogo é
capturar todas as peças do adversário. O jogo é parecido com o jogo de dama,
onde o jogador vai movimentando as peças à frente até capturar as peças do
adversário.
Aumenta o raciocínio lógico e intuitivo
da criança.
Jogos do 6º ao 9º ano
5 – Alquerque
O alquerque é formado por um tabuleiro
de 25 casas dispostas em 5 fileiras de 5 casas cada uma e possui 4 linhas que
ligas as casas medianas dos 4 lados do tabuleiro. Também são disponibilizadas
12 peças vermelhas e 12 peças azuis.
O objetivo é acumular mais peças do
adversário. Esse jogo estimula o raciocínio lógico e intuitivo.
6 – Estrela mágica
soma 26
O jogo consiste em um tabuleiro em
forma de estrela e o objetivo é preencher as casas do tabuleiro com peças
enumeradas com os seguintes números: 1, 3, 4, 5, 8, 9, 10, 12. A soma em cada
linha deve ser igual a 26.
O jogo desenvolve competências e
habilidades de desenvolver estimativas e cálculo mental envolvendo adição e
subtração.
Jogos do Ensino Médio
7 – Jogo da
corrente
O jogo consiste em um tabuleiro em
forma de corrente com 19 casas e são disponibilizados aos participantes 18
peças vermelhas e 18 peças azuis. O objetivo do jogo é não marcar a última
casa.
Esse jogo desenvolve habilidades de
elaborar estratégias e desenvolver o raciocínio lógico e intuitivo.
8 – Pentaminós
O pentaminó é um quebra-cabeça geométrico. Consiste em um tabuleiro com
espaços vazios. É disponibilizado aos participantes, peças em formatos
geométricos estratégicos que precisam ser encaixados nos buracos vazios do
tabuleiro.
O jogo aumenta habilidades de atenção, concentração, domínio das
anatomias geométricas, noção de área e perímetro.
Para acessar todos os jogos
disponíveis, basta acessar esse link aqui. Os jogos foram
organizados conforme a divisão do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também
do Ensino Médio.
Até logo!
https://canaldoensino.com.br/blog/unesp-
Avançando com o
resto
REGRAS:
1. Duas equipes jogam alternadamente. Cada equipe movimenta a sua ficha
colocada, inicialmente, na casa de número 39.
2. Cada equipe, na sua vez, joga o dado e faz uma divisão onde:
- o dividendo é o número da casa onde sua ficha está;
-
o divisor é o número de pontos obtidos no dado.
3. Em seguida, calcula o resultado da divisão e movimenta sua ficha o número de
casas igual ao resto da divisão.
4. A equipe que, na sua vez, efetuar um cálculo errado perde sua vez de jogar.
5. Cada equipe deverá obter um resto que faça chegar exatamente à casa marcada
FIM sem ultrapassá-la, mas se isso não for possível, ela perde a vez de jogar e
fica no mesmo lugar.
6. Vence a equipe que chegar primeiro ao espaço com a palavra FIM.
Fonte: Borim, Julia - Jogos e Resolução de problemas: Uma
estratégia para as aulas de Matemática – IME-USP, 1996.
Histórico: O jogo tem esse nome por causa da forma do tabuleiro. Na Índia e em
Bangladesh, as crianças chamam esse jogo de Lau Kata Kati.
MATERIAL: Tabuleiro e 18 peças (9 de cada cor)
Borboleta
- Tabuleiro para impressão - versãp pdf -
OBJETIVO: Capturar todas as peças do adversário.
REGRAS:
1. Os jogadores colocam suas peças em todas as casas do seu lado do tabuleiro,
deixando a casa central vazia.
2. Um jogador de cada vez movimenta uma de suas peças em linha reta para a casa
mais próxima.
3. O jogador pode pular uma peça do adversário se a casa seguinte (em linha
reta) estiver livre, e tirar essa peça do tabuleiro. E pode continuar pulando
com a mesma peça capturando outras peças do adversário enquanto for possível.
4. O jogador que deixar de capturar, perde a peça para o adversário. Se tiver
mais de uma opção para a captura de peça do oponente, ele pode escolher uma
delas, sem perder peças.
5. Ganha o jogo o jogador que tirar todas as peças do adversário do tabuleiro.
https://www.ibilce.unesp.br/#!/departamentos/matematica/extensao/lab-mat/jogos-no-ensino-de-
Torre
de Hanói
HISTÓRIA: Torre de Hanói é um jogo da
antigüidade que vinha com a seguinte lenda: "Diz-se que Deus quando criou o mundo, fez três torres de diamantes e
colocou em uma 64 discos de ouro, de tamanho decrescente da base para o topo.
Chamou três dos seus melhores sacerdotes e lhes deu a missão de transportarem
os discos da torre mais à esquerda para a torre mais à direita segundo as
regras: deve ser transportado um disco por vez; nunca deve ser colocado um
disco maior sobre um menor. Quando os sacerdotes conseguirem transportar todos
os discos, o mundo acabará."
COMO
JOGAR: O jogo consiste em passar todos
os discos da torre 1 para a torre 3, transportando apenas 1 disco de cada vez
sem nunca colocar um disco maior em cima de um menor.
Jogue Torre de Hanói
[ Download ] [ online ]
Leia mais:[ wikipedia ]
[ artigo - Prof. Luis Ricardo da Silva Manoel ]
https://www.mathplayground.com/ASB_JetSkiAddition.html
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