fonte:http://www.incluo.com.br/blog/como-estimular-concentracao-e-memoria-em-quem-tem-sindrome-de-down/
Quando
as crianças possuem uma deficiência intelectual, estimular concentração e
memória pode ser um grande desafio. A Trissomia do Par 21, mais conhecida
como Síndrome de Down, exige que
o indivíduo seja estimulado desde muito jovem, ainda bebê se possível, para que,
no futuro, tornem-se adultos independentes e capazes de seguir com as suas
próprias vidas.
Por que essa estimulação é necessária?
As crianças com Síndrome de Down costumam apresentar um déficit na concentração. Por exemplo, as pessoas com down sentem dificuldade em realizar duas tarefas de uma única vez como copiar o assunto no quadro e ouvir a explicação do professor ao mesmo tempo. Por conta disso, o nível de concentração fica prejudicado.
O mais importante é reconhecer essas dificuldades naqueles que possuem a síndrome para que assim os recursos necessários para melhorar o aprendizado sejam colocados em prática o quanto antes.
Como estimular concentração e memória?
Bem, crianças com Down não costumam se adaptar bem com atividades e tarefas informais, sem nenhum tipo de ritual ou regra. Adaptá-las a rotinas e atividades devidamente estruturadas ajudam a manter a atenção em algo por um período maior de tempo. É possível utilizar diversas táticas para ajudar nisso:
- Desenhos e figuras são ótimas formas de estimular as pessoas com down e com isso conseguem aprender mais rapidamente como lidar com certas situações e qual o comportamento adequado em cada uma delas;
- Logo no início da comunicação, você deve ajudar o bebê com o uso de gestos durante a fala que serão substituídos pelas palavras corretas gradativamente;
- As brincadeiras devem ser simples para que sejam cumpridas com êxito pela criança, estimulando-a a querer mais. Por exemplo, pegar o sapato da mãe, ou então, chamar o pai para um determinado cômodo da casa;
- Brincar de esconder objetos ou a si mesmo para que a criança procure é uma outra alternativa. Também é importante se ela apontar para o local, mesmo sem conseguir visualizar o que foi escondido;
- Aproveite o momento da leitura para apontar e repetir o nome de objetos e personagens que ele já conhece. Isso ajuda a reforçar o aprendizado e a memória;
- Estimule-a a resolver questões simples como, por exemplo, finja que vai sair de casa usando apenas um sapato para que ela possa apontar que falta o outro, ou então, quando ele pedir algo para comer, entregue o copo ou mamadeira vazia fazendo com que ele aponte o que falta;
Como melhorar o aprendizado na sala de aula?
Que uma criança com Síndrome de Down pode ter um pouco mais de dificuldade com memorização e que possui dificuldade de concentração, nós já sabemos. Mas como ajudá-las dentro da sala de aula? Esses pontos podem ser estimulados usando jogos de tabuleiro, jogos de memória, brincadeiras para identificar animais através de sons ou de gestos pelos colegas, entre outras opções.
O mais importante de tudo é manter o aluno sempre inserido dentro de um grupo e com brincadeiras que prendam a sua atenção e sejam de acordo com a idade. O educador pode, gradualmente, aumentar a quantidade de participantes e também o grau de dificuldade dos jogos.
Compartilhe essas dicas nas redes sociais e mostre que é possível estimular concentração e memória de crianças com Down de forma simples e criativa!
Jogos para crianças com Síndrome de Down são estratégias pedagógicas que facilitam o processo de aprendizagem e melhoram o ambiente familiar. Todavia, eles devem ser introduzidos com parcimônia e considerando a idade da criança e seu desenvolvimento mental.
ResponderExcluirAtualmente é possível diversificar os jogos para as crianças com down alterando entre os recursos tecnológicos e as brincadeiras ao ar livre. Em todas elas é possível exercitar as capacidades mentais e desfrutar de bons momentos entre amigos e família.
Quer conhecer mais sobre jogos para crianças com Síndrome de Down? Então, acompanhe nosso post de hoje e siga nossas dicas!
Games virtuais para crianças com Down
Os jogos virtuais e aplicativos voltados para o público Down foram desenvolvidos com base nas particularidades do desenvolvimento das pessoas com down. Esses games estimulam a coordenação motora fina, auxiliam no processamento de informações e fazem conexões associativas da aprendizagem.
Essa é uma estrategia condizente com o mundo tecnológico que vivemos em que os recursos podem ser aplicados para diferentes situações clínicas e estudos prévios.
Um dos exemplos de grande repercussão é o PlayDown , uma plataforma inovadora e gratuita com 10 jogos e níveis diferentes de dificuldades que ajudam na memorização, raciocínio lógico, autodomínio, proatividade dentre outras performances trabalhadas.
Para o desenvolvimento dessas ferramentas os pesquisadores fizeram uma imersão no mundo das crianças com Down e consultaram entidades representativas desse meio. Além disso, os jogos foram testados e aprovados por crianças de todas as faixas etárias.
Brincadeiras lúdicas para crianças com Down
Brincadeira lúdica é uma ótima ferramenta mental para crianças de todas as idades. Isso porque estimula a imaginação, autonomia , promove interação com outras crianças e desafia suas competências mentais a fazer novas descobertas.
As brincadeiras ao ar livre são sempre recomendadas. Pique-pega, esconde-esconde, corre-cotia, queimadas e outros que ajudam nos movimentos e fortalecimento muscular são excelentes escolhas. Também é importante estimular a bicicleta, patinete e outros veículos infantis, e sempre utilizar equipamentos de proteção.
As brincadeiras lúdicas envolvem caixas de fantasia, surpresas e televisão inventada. A primeira é feita com objetos, roupas, calçados e artigos recicláveis e começa com a formulação de uma história. Em seguida os adultos devem inserir os objetos na história conforme eles são sorteados.
A caixa de surpresa pode ser de um sapato. Em cada momento se coloca um objeto para a criança com os olhos vendados para adivinhá-lo conforme a forma, textura e sons. A televisão inventada é construída com caixas de papelão, rolos de papel alumínio e desenhos feitos pelas crianças.
Jogos para crianças com Síndrome de Down devem funcionar com uma ferramenta complementar na educação dos filhos. Além das brincadeiras lúdicas e ao ar livre, atualmente já é possível acessar games virtuais que atendem a essa demanda. Em todos eles é possível interagir juntamente com as crianças para que essa estratégia fique divertida também para os adultos.
O processo de aprendizagem das crianças com Down é um pouco diferente, mas também envolve amor, atenção, paciência e muitos estímulos. Por isso, é importante identificar os desejos dessas crianças e desafiá-las sem exageros.
Sabemos que a capacidade motora de pessoas com Síndrome de Down é desenvolvida em um ritmo mais lento, devido a algumas particularidades em sua composição corporal.
ResponderExcluirNo entanto, é possível estimular essa aptidão, quando conhecemos os obstáculos ao seu desenvolvimento e realizamos atividades que estimulem esta capacidade.
Vamos conhecer agora alguns destes obstáculos, e como podemos ajudar as pessoas com Síndrome de Down em seu desenvolvimento motor.
Obstáculos ao desenvolvimento motor de pessoas com Down
A hipotonia muscular é uma das características das pessoas com Síndrome de Down. Ela consiste em uma dificuldade no controle e recrutamento das fibras musculares que resulta em um baixo controle postural e problemas de equilíbrio.
Combinada à hipotonia muscular, a frouxidão dos ligamentos articulares dificulta o controle de movimentos mais complexos, interferindo nas capacidades de proficiência física, como a flexibilidade e a resistência muscular.
Além disso, a menor taxa de metabolismo basal, associada ao hipotireoidismo, favorece o ganho de peso nas pessoas com Down, comprometendo ainda mais a capacidade motora.
Como exercitar a capacidade motora em crianças com Down
Alguns recursos estão sendo utilizados para estimular crianças com Down, desenvolvendo a aptidão física e também as habilidades motoras. Vamos conhecê-los a seguir:
ATIVIDADES ARTESANAIS
Atividades manuais, como artesanato, reciclagem e pintura ajudam no desenvolvimento motor fino das pessoas com Down, melhorando também sua coordenação, criatividade e concentração. Integrar estas atividades ao cotidiano das pessoas com Down oferece estímulos que facilitam a sua interação social, e a descoberta de novas habilidades.
ATIVIDADES FÍSICAS ORIENTADAS
A prática de exercícios físicos vem demonstrando resultados positivos no desenvolvimento motor de pessoas com Down, principalmente quando estas atividades são iniciadas já na infância, respeitando as particularidades da criança, e avançando conforme ela vai se desenvolvendo.
Atividades lúdicas que possibilitem o fortalecimento muscular são os mais indicados para auxiliar na melhora postural e no conhecimento do próprio corpo. Além disso, a participação em jogos de grupos também facilita o desenvolvimento social e afetivo da criança.
FISIOTERAPIA
A fisioterapia ajuda no fortalecimento muscular das pessoas com Down. Quando as crianças com Down realizam esses exercícios desde o nascimento, desenvolvem, progressivamente, a capacidade de sustentar o pescoço, rolar, sentar-se, engatinhar e ficar em pé.
Este procedimento também é importante na fase em que a criança com Down começa a dar os primeiros passos, pois ajuda a estabelecer o equilíbrio motor, de forma ela se torne capaz de caminhar sozinha.
Só é importante destacar a necessidade de autorização do médico que acompanha a criança, pois em alguns casos, a síndrome de Down está associada a algum tipo de cardiopatia, tornando necessário primeiro o tratamento deste problema, para só então iniciar a fisioterapia.
TERAPIA OCUPACIONAL
Realizada quando a criança com Down já está mais crescida, a terapia ocupacional ajuda a desenvolver habilidades que ela precisa para realizar as atividades diárias, como beber no copo, comer com a colher, usar o banheiro e ainda brincar com os brinquedos que são apropriados para sua idade.
Dessa forma, a criança com Síndrome de Down aprende a se relacionar com o ambiente em que vive e sua família descobre como adaptar este ambiente para ajuda-la a se integrar e conquistar confiança.