Como comunicar-se com a Geração Y?
4 de julho de 2011
(Por Kaue Ferraz)
As pessoas nascidas nas décadas de 80 e 90 foram chamadas de Geração
Y, disso todo mundo sabe, mas porquê?!? O que essa galera tem de tão
especial assim?!?! Como podemos lidar com eles?!?! Essas são perguntas
muito difíceis de serem respondidas pois esta geração é extremamente
volátil, portanto, não seguem um padrão de ações, mas dentro disso, vou
tentar propor algumas sugestões de ações para lidarmos melhor com esse
público que é pouco compreendido e de difícil negociação.
Ao entrarmos nesse mundo da Geração Y , nos deparamos inicialmente
com a capacidade de simultaneidade que eles têm. Quem nunca viu um jovem
no computador em 3 mídias sociais diferentes, enquanto ele vê televisão
(no mudo!), come, ouve música, e se bobear, constrói um quebra-cabeça
ao mesmo tempo!! (Mais infos http://exame.abril.com.br/carreira/noticias/pesquisa-traca-perfil-jovens-geracao-y-570568 )
Isso é uma ação extremamente comum para os jovens de hoje, mas como
podemos nos aproveitar dessa característica?? Como podemos traçar uma
forma de negociação que dê mais resultado??
A capacidade de negociar é uma arte! A capacidade de negociar com
Jovens, eu diria, que é praticamente um DOM!! Apesar de parecer fácil,
os jovens de hoje, pelo fato de terem um enorme acesso a informação,
questionam muito mais que antigamente, não focam sua atenção e nem dão
margem para erros, portanto sua capacidade argumentativa tem que
aumentar muito para que consiga convencê-lo de algo. Porém, às vezes os
caminhos e as formas escolhidas para tratar com o jovem não são as mais
indicadas.
Por exemplo, o jovem usa muito as mídias sociais, mas ele também é
gente!!! Também gosta de olho no olho, transmite confiança. Muitas
pessoas acham que a internet substitui isso e querem se comunicar com os
jovens APENAS por este caminho (pelo amor de Deus, não estou dizendo
que estas mídias não funcionam ou que não devem ser usadas, mas elas têm
que ser usadas em conjunto com a chama “mídia off-line” pois senão,
perde o sentido).
Na minha opinião, o futuro do marketing para os próximos anos será a
chamada “cross-media”, que se trata de colocar uma mídia em interação
com a outra, inclusiva a “off-line”, pois se você estáa tentando vender
algo para um jovem, não adianta usar apenas as mídias “ online” (sim,
por incrível que pareça tem marcas que abandonam ações “off-line”).
Outra característica que tem que ser observada na hora de negociar
com os jovens é que, se ele faz 10 coisas ao mesmo tempo, porque achar
que ele vai se concentrar em você em uma reunião durante uma hora?!?!
Não vai!!! O jovem quer 2 coisas: rapidez e conteúdo, pois cada vez mais
os jovens estão buscando mais formações e portanto querem muita
informação em pouco tempo, pois assim acreditam que estão aproveitando
mais o tempo.
Portanto fecho essa matéria com algumas dicas básicas:
- Nunca coloque sua informação em apenas um local, é muito melhor
variar o local do que aumentar a frequência. O jovem ODEIA mensagens
repetitivas, ele prefere vê-las em lugares diferentes do que repetidas
vezes em um mesmo lugar/mídia.
- Jamais espere atenção completa de um jovem. É extremamente difícil
conseguir 100% de atenção de um jovem, portanto, foque sua mensagem em
ações rápidas e pontuais.
- Sempre lembre-se de que este jovem está prestando atenção em você e
em mais 9 coisas ao mesmo tempo, então para sua mensagem ser ouvida,
além de breve tem que ter um conteúdo diferente, que chame atenção dele,
para que ele deixe por um instante de fazer as outras atividades e
preste atenção em você.
- E por fim, siga seu instinto, porque como disse no início, é muito difícil criar um padrão para uma geração tão mutável!!!
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